Temperamento forte atrapalha minha carreira?

Temperamento forte atrapalha minha carreira?

Você já passou por situações em que, durante uma discussão, recusou-se a ceder usando alguma justificativa como “eu sou assim, esse é o meu jeito”? Se este tipo de ocasião lhe soa familiar, você provavelmente tem o temperamento forte. O fato é que pessoas geniosas tendem a fazer todo o esforço do mundo para defender um ponto de vista e não costumam gostar de serem contrariadas.

Se este é seu perfil, é bom esquecer aquele discurso de que seu temperamento é esse e que você não tem como mudá-lo. É certo que não podemos mudar completamente a nossa personalidade, mas todos nós temos capacidade de nos aprimorarmos, de evoluir nosso comportamento. Usar da desculpa de que não há como mudar é dar espaço ao comodismo

De repente você pode estar pensando: “mas o que meu temperamento tem a ver com o meu dinheiro?”. Pode estar certa de que tem muito a ver. Na verdade, seu temperamento está diretamente relacionado à forma como você vai ganhar seu dinheiro.

Vida profissional

Pense bem, em um processo seletivo, quem você acha que tem mais chances de conquistar uma vaga: uma pessoa com a mente aberta ao diálogo, que tem disposição para ouvir e expor seus argumentos respeitando o espaço do outro, ou uma candidata turrona, que prefere impor suas ideias e costuma deixar argumentos contrários entrarem em um ouvido e saírem pelo outro?

Obviamente você conhece a resposta. E talvez justamente por isso considere ocultar o seu lado genioso para conquistar espaço em uma empresa. Mas a questão é que essa é uma estratégia falha. Com o tempo, você acaba demonstrando sua personalidade a seus colegas de trabalho e pode acabar ficando com a imagem manchada.

temperamento forte atrapalha minha carreira?

Lidando com o problema

Antes de mais nada, vem a parte mais difícil: reconhecer que você precisa tornar-se mais maleável. Isso significa admitir que nem sempre você está com a razão e que vão existir situações em que precisará ceder. Sabemos que não há como fazer isso da noite para o dia, mas é possível começar aos poucos.

Converse com sua família, considere a ideia de procurar um terapeuta para lhe ajudar a lidar com esse temperamento forte e aprender a criar espírito de equipe.

Ainda que você opte por trabalhar sozinha, é preciso rever o modo de agir, porque nem sempre você estará com a razão e precisará estar aberta para ouvir conselhos de pessoas mais experientes. No fim das contas, você trabalha sua personalidade para evoluir em sua carreira!

 

E você, já enfrentou dificuldades profissionais por problemas de temperamento? Conte-nos a sua experiência!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close