Temperamento forte atrapalha minha carreira?

Temperamento forte atrapalha minha carreira?

Você já passou por situações em que, durante uma discussão, recusou-se a ceder usando alguma justificativa como “eu sou assim, esse é o meu jeito”? Se este tipo de ocasião lhe soa familiar, você provavelmente tem o temperamento forte. O fato é que pessoas geniosas tendem a fazer todo o esforço do mundo para defender um ponto de vista e não costumam gostar de serem contrariadas.

Se este é seu perfil, é bom esquecer aquele discurso de que seu temperamento é esse e que você não tem como mudá-lo. É certo que não podemos mudar completamente a nossa personalidade, mas todos nós temos capacidade de nos aprimorarmos, de evoluir nosso comportamento. Usar da desculpa de que não há como mudar é dar espaço ao comodismo

De repente você pode estar pensando: “mas o que meu temperamento tem a ver com o meu dinheiro?”. Pode estar certa de que tem muito a ver. Na verdade, seu temperamento está diretamente relacionado à forma como você vai ganhar seu dinheiro.

Vida profissional

Pense bem, em um processo seletivo, quem você acha que tem mais chances de conquistar uma vaga: uma pessoa com a mente aberta ao diálogo, que tem disposição para ouvir e expor seus argumentos respeitando o espaço do outro, ou uma candidata turrona, que prefere impor suas ideias e costuma deixar argumentos contrários entrarem em um ouvido e saírem pelo outro?

Obviamente você conhece a resposta. E talvez justamente por isso considere ocultar o seu lado genioso para conquistar espaço em uma empresa. Mas a questão é que essa é uma estratégia falha. Com o tempo, você acaba demonstrando sua personalidade a seus colegas de trabalho e pode acabar ficando com a imagem manchada.

temperamento forte atrapalha minha carreira?

Lidando com o problema

Antes de mais nada, vem a parte mais difícil: reconhecer que você precisa tornar-se mais maleável. Isso significa admitir que nem sempre você está com a razão e que vão existir situações em que precisará ceder. Sabemos que não há como fazer isso da noite para o dia, mas é possível começar aos poucos.

Converse com sua família, considere a ideia de procurar um terapeuta para lhe ajudar a lidar com esse temperamento forte e aprender a criar espírito de equipe.

Ainda que você opte por trabalhar sozinha, é preciso rever o modo de agir, porque nem sempre você estará com a razão e precisará estar aberta para ouvir conselhos de pessoas mais experientes. No fim das contas, você trabalha sua personalidade para evoluir em sua carreira!

 

E você, já enfrentou dificuldades profissionais por problemas de temperamento? Conte-nos a sua experiência!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close