Tenho medo de negociar, o que devo fazer?

Tenho medo de negociar, o que devo fazer?

Novas empreendedoras têm a tarefa de matar um leão por dia! Assumir os riscos de um negócio próprio já um excelente passo. Abrir mão de um emprego estável, investir o capital economizado muitas vezes durante anos, encontrar boas parcerias, tudo isso envolve muito frio na barriga.

Bom, mas pense bem: se você teve coragem para fazer tudo isso, o medo não será capaz de te parar. Assumir a liderança de um empreendimento próprio é uma tarefa desafiadora, na qual você irá aprender um pouco a cada dia.

Entre os desafios existentes nessa jornada, está a habilidade em negociar. Para muitas mulheres, principalmente para quem está começando a trabalhar como empresária, isso pode soar como um bicho de sete cabeças. Tenha calma, não é bem assim.

Confira alguns pensamentos que costumam interferir na capacidade de decisão de uma pessoa e livre-se deles!

“Não tenho experiência”

Pense em grandes fatos históricos. Anita Garibaldi não tinha nenhuma experiência em guerra antes de tomar parte na Revolução Farroupilha. Precisou ter coragem de entrar na primeira batalha para seguir a vida de revolucionária. Margaret Thatcher também nunca havia sido primeira-ministra do Reino Unido, aliás, antes dela, nenhuma outra mulher havia sido. Pois bem, precisou alcançar o posto e criar a experiência!

Tudo na vida, desde as coisas mais simples até a mais complexas, precisa de um primeiro passo. Você não poderá ter experiência em negociação se não começar a negociar! Encare seus fantasmas, deixe seus medos de lado e tenha firmeza para batalhar por uma boa negociação.

“Tenho dificuldades para dialogar”

Bom, se este for o seu caso, o primeiro passo já foi dado: você identificou um problema. Desistir diante dele não ajudará sua empresa a prosperar, então a sua única opção é tomar uma atitude diante disso.

Se achar necessário, procure um especialista para lhe ajudar a superar este problema. Um treinamento com um bom coach pode lhe ajudar a melhorar suas habilidades com a fala.

Se o seu estresse para lidar com uma situação deste tipo for forte a ponto de você passar mal, é hora de superar este problema com a ajuda de um psicólogo.

Reconhecer uma dificuldade é o primeiro passo para deixá-la para trás. Não somos seres imutáveis, incapazes de transformações. Muito pelo contrário, então se você deseja evoluir e superar suas limitações, seja determinada e reverta este quadro.

Tenho medo de negociar, o que devo fazer?

“Me perco com números”

Quem está disposta a tornar-se empresária não pode ter medo de lidar com números. Afinal, sem uma boa leitura da sua receita, como você poderá prosperar?

E assim como desde o início você buscou informações para fundar o seu negócio, sua tarefa agora é buscar conhecimento financeiro para ter uma boa leitura na hora da negociação. Não se cobre excessivamente com o pensamento de que tem que dar conta de tudo sozinha. Vá com calma e conte com ajuda de pessoas de confiança. Por exemplo, se a administração do seu negócio está a cargo de outra pessoa, conte com ela nas negociações para que possa tomar opinião, enxergar as propostas de uma forma mais ampla.

Se você sentir-se insegura diante de uma proposta de negócio, certamente não irá concluí-lo em meio a dúvidas, portanto mantenha a tranquilidade. Se a situação lhe parecer duvidosa, encerre a reunião sem concluir a negociação e agende um novo encontro para anunciar sua decisão, assim você ganha tempo para estudar tudo com calma.

 

E então, já sabe como dar o primeiro passo para superar seus medos de negociar? Divida conosco a sua experiência!

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close