Tira-gosto bom e barato: Acerte no preparo da batata

Tira-gosto bom e barato: Acerte no preparo da batata

Olá, meninas! Hora da Comida traz 5 dicas práticas para suas batatas fritas ficarem maravilhosas. Excelente para organizar um happy hour com os amigos em casa! 

1. Antes de pensar no prato que vai ser preparado, é preciso saber comprar. Saiba que batata boa é dura, sem brotos ou caroços e sem manchas verdes. Escolha as que têm casca lisa e brilhante. Outra dica é guardar fora da geladeira e, de preferência, longe da luz. Se a batata estiver mole, jogue no lixo. Não descarta as batatas sujas de terra. São as de maior durabilidade.

2. No Brasil, há oito variedades mais comercializadas: atlantic, bintje, monalisa, araucária, mondial, asterix, elvira e baraka – todas com polpas amarela ou amarela-clara, com exceção da primeira que tem polpa branca. No Peru, há centenas de variedades, com cores e formatos diferentes.

Você também pode gostar: 
O que cortar da lista de supermercado para enxugar os gastos
Aprenda a fazer a melhor sobremesa de maçã para o inverno
Faça uma marmita chique e saudável

3. Na compra, você deve levar em conta o prato que pretende cozinhar. Se você pretende fazer um purê ou fritas, a batata asterix (com casca rosada e polpa amarela-clara) é a ideal porque é mais farinhosa e contém menos umidade. Esta também é a melhor opção para quem vai preparar nhoque ou batatas ao murro.

4. Agora, se você quiser fazer batatas cozidas, ensopadas (em picadinhos) ou uma salada de batatas, é melhor ficar com a batata com casca clara e polpa amarelada, porque é mais úmida. É o caso, por exemplo, da batata bolinha.

5. Quanto devo comprar? Saiba que 1 quilo de batata rende aproximadamente 2 quilos de purê ou 1,1 quilos de batatas cozidas ou 750 gramas de batatas assadas ou 400 gramas de batatas fritas cortadas em palito.

Crédito da foto: Hora da Comida

 

* Rita Tavares é jornalista e trabalhou na área de economia, fez cursos de culinária e fundou o blog Hora da Comida. Rita  traz receitas, dicas de compras, e mostra que na cozinha o “menos é mais” funciona melhor que o “gourmet”.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Rita Tavares

Rita Tavares

Hora da comida

close