Transforme suas resoluções de ano novo em realidade!

Transforme suas resoluções de ano novo em realidade!

*Deb Xavier

Oi gente, tudo bem?

Primeiro: feliz Ano Novo!

Aqui no Brasil o ano iniciou oficialmente dia 06/01 e junto com esse recomeço nos vemos cheias de expectativas, resoluções e promessas.

Mas vem cá, levanta a mão quem nunca fez uma lista e chegou no final do ano um pouco decepcionada porque não conseguiu atingir tudo aquilo que queria.

Olha minha mão levantada aqui  ==> o/

Como então transformar nossas resoluções de ano novo em resultados?

Nesse início de 2014 eu resolvi fazer diferente, então pesquisei técnicas que aumentam a chance de sucesso na hora de atingir nossos objetivos. Seguem aqui as dicas que aprendi:

FAÇA UMA LISTA DAS RESOLUÇÕES

É super importante listar todos os objetivos profissionais do ano, desde “chegar sempre no horário” ou “fazer um curso de Excel”, até “ser promovida” ou “começar o próprio negócio”.

Uma pesquisa feita com estudantes e divulgada na Entrepreneur Magazine mostrou que sua chance de sucesso é maior (64%) quando você decide colocar tudo no papel. Em comparação, apenas 43% daqueles que não escrevem as resoluções atingem os objetivos.

ESTABELEÇA SUAS PRIORIDADES

Ordenar a lista em ordem de relevância é fundamental para que você saiba por onde começar e como direcionar seus esforços. Ter em vista os objetivos de longo prazo é uma boa estratégia na hora de escolher quais itens são prioritários.

O índice de sucesso é maior quando definimos um número menor de resoluções, tornando nossas expectativas mais reais e realizáveis. Escolha os 2 ou 3 itens que mais vão impactar seu futuro e realização profissional.

DESCREVA O PASSO A PASSO DAS RESOLUÇÕES

“Objetivos são sonhos com prazo estabelecido.”

Essa frase de Diana Scharf mostra a importância de tornar nossos sonhos tangíveis, e uma das maneiras de fazer isso é criar um plano.

Para cada uma das resoluções, escreva 3 a 4 passos para chegar ao objetivo, como se fosse uma receita de bolo. Reflita sobre quais as ações-chave nesse processo, quais as pessoas estratégicas que podem te ajudar ou ainda como você pode utilizar as ferramentas que já tem.

O ideal é que o primeiro passo seja algo que você possa fazer o quanto antes: em no máximo uma semana, de preferência hoje mesmo ou amanhã.

A dificuldade maior está justamente em dar o primeiro passo, e depois dessa etapa as chances de você desistir tendem a ser menores.

mulher no autofalante

COLOQUE A BOCA NO TROMBONE 

Ok, não estamos falando literalmente. A ideia central é compartilhar com outras pessoas seus objetivos, metas e resoluções.

Tem medo de inveja ou mau-olhado? Bem, aconselho então que você conte para um grupo seleto de pessoas, baseado no seu grau de confiança.

A mesma pesquisa que eu citei lá em cima mostrou que as chances de sucesso aumentam de 64% para 76% quando compartilhamos nossos objetivos com outras pessoas!!!

Sabem por quê? Porque ao contarmos para outros é como se reforçássemos nosso compromisso, pois ficamos com medo de “falhar” em público, isso minimiza a probabilidade de você abandonar tudo no meio do caminho.

USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR 

Existem aplicativos e sites desenvolvidos para aumentar suas chances de sucesso. Veja alguns exemplos:

Metas para Vida – Aplicativo gratuito onde você coloca suas metas e atualiza diariamente. É possível integrar com o Facebook, garantindo apoio e dicas dos amigos (e a gente já sabe como isso é importante, né?). Tem versão para Android e iPhone.

43 Things – Eles se divulgam como a maior comunidade de pessoas com metas. Você faz uma lista com 3 objetivos (Viu? Não adianta nada uma lista enooorme) e recebe dicas de pessoas com metas em comum.

Aherk! – Um dos mais divertidos. Funciona assim: você escolhe uma meta e faz o upload de uma foto constrangedora que será publicada no seu Facebook caso você não cumpra com o objetivo. E sabe quem são os juízes? Seus amigos! Só não vale sacanear, hein?

21habit – Se sua meta é de curto prazo ou se você precisa de uma força extra, esse site pode ser a solução. Depois de definir uma meta para os próximos 21 dias, é necessário fazer um depósito financeiro de 21 dólares que é devolvido no final, proporcionalmente ao sucesso alcançado. Se você perder, o dinheiro é doado para uma instituição de caridade.

Relembre-me – Caso você pense grande e queira estebelecer metas para daqui a 5, 10 ou 20 anos, esse site te ajuda. É bem simples: você escreve uma carta com seus objetivos para os diferentes prazos e no futuro, recebe um e-mail lembrando quais eram. Uma boa ideia para ver como a gente evolui e muda ao longo dos anos.

Espero que vocês gostem das dicas! Que tal começar compartilhando com a gente quais seus objetivos profissionais pra esse ano? Eu poderia fazer posts que ajudem vocês, que tal?

*Deb Xavier é empresária, palestrante e entusiasta do empreendedorismo feminino. Cursou Empreendorismo Criativo na Perestroika e é certificada em Empreendedorismo pela Babson College. Tem cursos na área de marketing, negócios, administração, gestão, branding, estratégia e negociação tanto no Brasil quanto no exterior. Faz parte do CJE Mulher, da FIESP, é associada à Mensa Brasil e mãe de Tathiana – aspirante a empreendedora.

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close