Três em cada cinco brasileiras têm a vida financeira organizada

Três em cada cinco brasileiras têm a vida financeira organizada

Se por um lado sabemos que sempre é necessário buscar o aprimoramento para cuidar das finanças (afinal, conhecimento nunca é demais), por outro, uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira mostra que as mulheres estão no caminho certo para o amadurecimento do controle das finanças. De acordo com o levantamento da SPC Brasil, três em cada cinco mulheres brasileiras dizem ter a vida financeira organizada.

O dado vem para derrubar aquele estereótipo de que a impulsividade marca o comportamento feminino, conforme ressalta a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. “Aquele clichê da mulher impulsiva diante das vitrines cai por terra diante desta pesquisa. A ponderação antes das compras é tão presente nas mulheres quanto nos homens”. A pesquisa sustenta que 62% das entrevistadas possuem a vida financeira em ordem, no público masculino o resultado foi bem semelhante, com 64% dos entrevistados.

Autonomia

Além da organização financeira, 40% das entrevistadas disseram que comandam as finanças da casa. Outro destaque importante da pesquisa diz respeito às mulheres com filhos de relacionamentos anteriores. Ao todo, 68% das mulheres neste contexto que foram entrevistadas não contam com nenhuma ajuda financeira do pai das crianças.

“Apesar dos dados estatísticos apontarem um desequilíbrio das oportunidades dadas pelo mercado de trabalho a homens e mulheres, esse comportamento reforça a independência financeira que a mulher brasileira vem conquistando ao longo das últimas décadas no Brasil”, avalia a economista.

mulher_controle_orcamento

Sonhos de consumo

Quanto aos desejos mais requisitados por mulheres e homens, as preferências foram as mesmas independente do gênero. Ambos disseram que priorizam uma viagem ao exterior, em seguida viajar pelo Brasil e, por fim, a compra de um carro. Por outro lado, 43% dos homens relataram ter realizado pelo menos um dos sonhos, enquanto no público feminino esse percentual cai para 18%.

Mais da metade das mulheres (55%) controla o próprio orçamento e só realiza um sonho de consumo se não for preciso comprometer as finanças. No entanto, a maioria ainda não se prepara para conquistar esses sonhos. “Tanto eles quanto elas não costumam fazer reservas financeiras para realizar seus sonhos de consumo. É o que diz 73% das mulheres e 74% dos homens”, detalha a especialista.

Os dados apresentados na pesquisa mostram que as disparidades que infelizmente ainda existem entre homens e mulheres não são suficientes para tirar delas a independência e a autonomia. É fácil, por exemplo, entender porque um percentual menor de mulheres consegue realizar sonhos de consumo se os dados forem contrastados com a quantidade de mulheres que são responsáveis pela criação dos filhos sem a ajuda do pai das crianças.

Neste fim de semana comemoramos o Dia Internacional da Mulher. A data marca muita luta e as conquistas que fazemos ao longo do tempo. A independência financeira é mais uma delas, ainda que o contexto nos traga uma série de adversidades.

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close