Truques psicológicos para mostrar seu poder no trabalho

Truques psicológicos para mostrar seu poder no trabalho

Ao longo de nossa vida profissional, lidamos com desafios que exigem muito de nós. No fim das contas, não adianta somente ter competência – a forma como nos comportamos também conta muito. Sempre existem aquelas funcionárias que demonstram mais autoridade, outras que lidam bem com as críticas e ainda as que exercem grande influência sobre as colegas de trabalho.

Mas será que elas têm algo especial? Algumas pessoas possuem uma autoridade natural, outras são mais confiantes ou líderes natas. Mas não se preocupe se este não for o seu caso – você pode usar alguns truques psicológicos para te ajudar a demonstrar mais poder no trabalho.

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Você pode estar indo bem profissionalmente, resolvendo problemas complexos e entregando resultados sólidos. Mas se você quer crescer mais rápido, é hora de se desviar de conselhos tradicionais sobre emprego. Em matéria da Levo League  são revelados alguns truques neste sentido. Vale a pena conferir:  

-Tome uma posição

Você pode não imaginar que algo tão simples como a disposição de uma sala pode impactar seu cérebro, mas pesquisadores da Washington University em St. Louis podem ter descoberto o segredo para influenciar as habilidades de trabalho em equipe de colegas: tire as cadeiras.

Os autores do estudo descobriram que um “espaço de trabalho não sedentário”,  que encoraje as funcionárias a não ficarem em suas cadeiras mantém as pessoas energizadas.

O estudo também descobriu que quando as pessoas circulam, elas se tornam mais flexíveis em relação às ideias, mais interessadas e colaborativas. Se sua equipe estiver parecendo lenta, tente usar esta técnica em sua próxima reunião. Se for possível e adequado ao seu local de trabalho, proponha algumas pequenas melhorias, como mesas e cadeiras altas para encontros rápidos ou lanches.

foto truques psicológicos

 

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-Desobedeça às regras

Você quer demonstrar poder em seu primeiro dia em um novo emprego? Vá em frente e pegue uma xícara de café sem esperar um convite. Ações simples e autoritárias como esta podem inibir as pessoas ao seu redor, dando a elas a impressão de que você está no poder, segundo pesquisadores da University of Amsterdam.

As pessoas percebem autoridade quando você desobedece às normas. Isso passa a impressão de que você responde apenas para si mesma, ao contrário de alguém que sempre segue as regras.

Lembre-se, é claro, de que a pesquisa enfatiza ações pequenas e sutis, e não aquelas que ultrapassem os limites com sua chefe. Então, tire sua mochila ou ligue seu laptop com autoridade quando chegar, mas também não exagere para não causar uma má impressão.

-Aberta ao sarcasmo

Quando você quiser estimular a criatividade entre suas funcionárias, use o sarcasmo como um “aquecimento”, diz uma pesquisa da Harvard Business School 

Segundo estudos, funcionárias tiveram um desempenho melhor em tarefas criativas feitas após discussões realizadas em tons de sarcasmo. Os resultados foram melhores do que os obtidos após conversas sinceras ou neutras. Isso sugeriu aos autores do estudo que o sarcasmo deve ativar uma parte da mente que promove o pensamento criativo.

Afinal, decifrar uma mensagem sarcástica exige alguma inteligência – talvez exatamente o tipo de inteligência que você quer de seu colega quando um novo projeto passa por um momento difícil.

-Vista-se com elegância

Vestir-se de maneira mais formal (como o tipo de roupa que você usaria em uma entrevista de emprego), além de deixar você mais bonita, também pode te ajudar a lidar com críticas e a se sentir com mais controle, segundo pesquisadores da California State University Northridge and Columbia.

Vestir roupas formais faz com que nos sintamos poderosos, e isso muda a maneira  básica como enxergamos o mundo. A constatação é de Abraham Rutchick, um dos autores do estudo.

Fotos: Shutterstock

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