Turbine seu currículo e conquiste uma vaga!

Turbine seu currículo e conquiste uma vaga!

Para conseguir apresentar tudo sobre a sua vida profissional, você deve ter um currículo excelente! E nem sempre só a experiência profissional conta para conquistar a vaga desejada. Você tem que ter uma apresentação impecável na hora da entrevista! A melhor forma de conseguir reunir tudo isso é fazendo um currículo com a sua cara.

Na hora de colocar tudo no papel rola muita dúvida e você acaba ficando perdida. Se você tiver tudo organizado, é só encaixar as informações como se fosse um quebra-cabeça e tudo ficará estruturado. Reunimos algumas dicas de ouro para conseguir fazer um currículo com maestria. Confira:

Tenha informações atualizada
Antes de começar a fazer o seu currículo, atualize todas as informações profissionais e estudantis. Saiba há quanto tempo está formada, quanto tempo trabalho em determinada empresa e, principalmente, os dados básicos, como os telefones de contato, e-mail e idade. Jamais coloque dados dos seus documentos pessoais e fotos no seu currículo. Caso essas informações sejam imprescindíveis, a empresa que está selecionando pedirá explicando o motivo.

Seja objetiva e clara
O recrutador busca informações rápidas num currículo. O ideal é que o seu tenha no máximo duas páginas. Descreva tudo isso de forma concisa e clara, detalhando quais são as suas experiências anteriores e os seus objetivos na empresa.

Ordene por cronologia 
Coloque suas experiências do atual para o mais antigo. Caso tenha trabalhado em muitos lugares, coloque vivências mais importantes e as últimas empresas que passou. Em cada uma, descreva em no máximo duas linhas quais eram as suas funções ou responsabilidades do cargo.

Faça revisão
Não tem nada mais feio do que errar no português na hora de se apresentar. Antes de imprimir, tenha certeza de que não escapou nenhum deslize linguístico. Se necessário, peça para alguma amiga ler com bastante atenção. 

Não minta
Aumentar ou inventar cargos é errado! Se você quer conquistar a vaga, confie no seu taco e acredite no seu potencial. Não tem por que mentir, então fale a verdade e seja você mesma. Se você não tiver experiências profissionais, ressalte a sua formação educacional, trabalhos voluntários e conhecimento de outros idiomas.

Na hora de mandar o seu CV, tem mais uma dica fundamental: não se esqueça de escrever uma carta (ou email, no caso) de apresentação. Explique quem você é, dê um resumo das suas qualificações e explique porque está se candidatando à vaga. Ter uma apresentação ajuda – e muito! – na hora de garantir que o seu currículo seja lido com atenção.

Quais são suas dificuldades nessa hora?

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close