Um investimento de US$ 2 milhões em nada!

Um investimento de US$ 2 milhões em nada!

A História nos mostra o poder que o discurso de alguém é capaz de ter tanto para o bem, quanto para o mal. A marca de grandes líderes, seja qual for o propósito de suas ações, é a habilidade com as palavras. Ainda assim, que duvida do potencial de um discurso bem elaborado, provavelmente não conhece a história do empresário israelense Itay Adam.

A história chega a ser cômica de tão inusitada, mas é um exemplo forte de como é possível alcançar grandes resultados se você acreditar naquilo em que investe sua força de trabalho. Uma empreendedora que não acredita em si mesma e no potencial de seu projeto, terá grandes dificuldades em encontrar investidores que apostem na ideia.

Bom, Adam é um empresário que realmente acredita em si mesmo. Acredita tanto que ganhou destaque na revista Forbes por levantar um investimento de US$ 2 milhões para uma empresa sobre absolutamente nada! Segundo a revista, para levantar o capital foram precisos 40 minutos, 18 piadas e uma apresentação de 5 slides no Microsoft Power Point.

Como isso aconteceu?

Com uma experiência de 22 anos em marketing, Adam acreditava que poderia montar uma empresa de sucesso se alguém colocasse dinheiro em suas mãos, mesmo sem ter um plano exato sobre o que essa empresa faria. O centro da argumentação é justamente isso, a “grande coisa” que ninguém sabe o que é todo o suspense que é criado a respeito disso.

A ideia de focar a apresentação em uma empresa sobre nada foi inspirada em um episódio do seriado americano de humor Seinfeld. Na trama, os personagens Jerry e George são desafiados a criarem um tema para um programa de TV. No fim das contas, a ideia sugerida foi criar um “show sobre nada” e deu certo!

A inspiração inclusive foi o conteúdo do primeiro slide de Adam: “Este é um show sobre nada”. Para ele, a apresentação fez sucesso porque combinou filosofia, idade, experiência, paixão, além de uma boa dose de humor. O discurso foi feito por um roteirista profissional e Adam treinou como levaria as palavras a público por cerca de uma semana.

Itay Adam/divulgação

Diante de investidores de uma empresa de private equity (instituição que investe em outras empresas para dar impulso ao seu crescimento), o discurso funcionou. Usando calça jeans, uma camiseta básica e uma boa dose de coragem, ele abriu a apresentação de 5 slides e disse com firmeza e bom humor: “Ninguém sabe o que essa nova ‘grande coisa’ será, é tudo especulação. Meu objetivo é formar uma equipe de cinco a seis pessoas, todos com experiência comprovada, todos com idade acima dos 35, para criarmos a nova ‘grande coisa’, seja ela o que for”.

Na visão dele, profissionais com uma grande bagagem de conhecimento e experiência poderiam ser muito mais eficientes e produtivos do que jovens em início de carreira.

Os investidores que acreditaram na apresentação de Adam têm escritórios no Brasil, Colômbia e Londres. Ele teve a preocupação de buscar investidores fora de ambientes tradicionais, porque acredita que as pessoas não obtêm sucesso para atrair investimento porque olham sempre para os mesmos lugares. Na visão dele, a América do Sul tem muito dinheiro em caixa e busca novas oportunidades.

Parece surreal, não é mesmo? Mas como vocês podem ver nos links acima, a história aconteceu e Adam agora tem um aporte milionário para desenvolver uma ideia. Se foi possível conquistar a credibilidade alheia sem ter nada sólido em mãos, imagina o que você pode conseguir com um projeto bem elaborado e um discurso afinado para convencer investidores a acreditarem no seu propósito? Seja confiante e trace grandes metas para o seu empreendimento!

 

 

 

 

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