Um pão para principiantes: fácil e rápido

Um pão para principiantes: fácil e rápido

Olá, meninas! Quer aprender a fazer um pão caseiro prático e delicioso? Então confiram essa receita maravilhosa do blog Hora da Comida!

Fazer pão em casa pode parecer um desejo irrealista. Afinal, quem tem tempo e paciência para sovar a massa, esperar o pão crescer, tornar a sovar e esperar novamente? Bem, muita gente, mas não a maioria de nós. Hora da Comida traz uma solução. Faça os chamados pães rápidos que usam fermento químico (o mesmo dos bolos) e dispensam os dois atos de sovar e esperar. Neste caso, é misturar todos os ingredientes, conforme a receita abaixo, e levar para assar.

Naturalmente, você não vai comer o mesmo tipo de pão – fofinho, com massa airada pelo fermento natural. Mas, em compensação, você vai saber exatamente o que tem no seu pão. A entidade de defesa do consumidor Proteste avaliou uma série de marcas e constatou que a receita de alguns tinha maior quantidade de farinha de trigo tradicional, em comparação à integral. O que é estranho, quando se trata de um produto que se denomina integral.

Para se fazer um pão integral, usa-se um mix das duas farinhas, o que permite que o pão fique macio. Se usarmos apenas a integral, o pão ficará duro como um tijolo. Agora, é bom saber que a farinha de trigo tradicional, branquinha, é quase inútil de ponto de vista nutricional. O processo de moagem do trigo é tão brutal, além do processo químico de branqueamento com gás de cloro, que a farinha branca é fonte basicamente de amido que rapidamente se transforma em açúcar. Desde 2004, os fabricantes são obrigados pela Anvisa a acrescentar ácido fólico (vitaminas do complexo B) e ferro à farinha. Pode-se perguntar: por que não mudar o processo de refino ou desistir de uma farinha tão branquinha?

Hora da Comida publica uma receita que leva uma xícara de farinha tradicional e outra, integral. Recomendamos fortemente que você compre farinha integral orgânica. Vale a diferença de preço. Será uma descoberta encontrar o gérmen e o farelo da semente de trigo em meio à farinha. E você vai ver que os ingredientes são bem em conta.

A partir dessa experiência na cozinha, não digo que você produzirá todos os seus pães, talvez um por semana, mas seguramente vai ficar mais exigente quando for comprar o próximo – seja na padaria seja no supermercado.

 

Pão de iogurte e ervas

Ingredientes

1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de farinha de trigo integral

1 colher de chá de fermento em pó

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

3/4 colher de chá de sal

1 xícara de iogurte natural

5 colheres de sopa de manteiga derretida

2 ovos

1/3 de xícara de mel ou açúcar

2 colheres de chá de dill

1 colher de chá de orégano

1 colher de chá de manjericão

1 colher de chá de alecrim

 

Modo de fazer

Aqueça o forno a 180º C e unte levemente uma forma de pão.

Numa tigela, coloque as farinhas, fermento, bicarbonato e sal. Mexa.

Em outra tigela, misture bem o iogurte, manteiga, ovos, açúcar ou mel.

Coloque os líquidos nos ingredientes secos. Acrescente as ervas. Misture bem.

Fica uma massa durinha.

Coloque na forma, espalhe bem e leve ao forno por cerca de 45 minutos.

Para saber se está assado, espete uma faca no pão. Se sair limpa, está bom.

Tire do forno, deixe descansar uns 5 minutos e tire o pão da forma.

Deixe esfriar bem antes de fatiar.

Este conteúdo foi útil para você?

Rita Tavares

Rita Tavares

Hora da comida

close