Uma boa aposentadoria pede mais do que o INSS

Uma boa aposentadoria pede mais do que o INSS

Post patrocinado pela Caixa Seguradora.

Quando foi a última vez que você parou parar pensar no seu futuro? De um modo geral, temos o hábito de focar somente em como estará a nossa vida daqui a alguns anos. Se por um lado é importante pensar em nós e em nossa família, por outro precisamos ter uma visão mais ampla do que representa esse futuro. Para planejar o amanhã com os pés no chão, é preciso entender como será o contexto em que vamos viver.

É justamente por isso que não é recomendável pensar em aposentadoria contando apenas com a previdência social. Ela tem sim uma função muito importante. Mas, com todos os desafios que o governo terá a longo prazo, o dinheiro pode não ser o suficiente para manter o padrão de vida da população no futuro.

Você também pode gostar:
Com qual idade você pretende deixar de trabalhar?
Entenda e acompanhe como funciona o seu plano de aposentadoria
Ela ganhou R$ 50 mil quando teve gêmeos

Esse não é só um desafio do Brasil–o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população são desafios globais quando o assunto é aposentadoria. Nas Américas, por exemplo, de 1999 a 2010, o número de pessoas de 65 a 69 anos que continuam trabalhando aumentou 50%, segundo dados da consultoria internacional Mercer.

aposentadoria_privada

Continue a ler a matéria na próxima página!

Sonhar é importante para que tenhamos determinação em alcançar o futuro que desejamos. Mas, para que esse sonho se concretize, é preciso colocar a mão na massa. E não estamos dizendo isso no sentido de te incentivar a trabalhar dobrado para garantir o seu futuro. É importante que você pense na sua aposentadoria desde agora.

Um plano de aposentadoria privado é a solução mais madura para que você não fique dependendo apenas do retorno da previdência social. Essa é uma decisão que te dá mais conforto para planejar uma gravidez, pensar no futuro dos filhos ou mesmo na sua terceira idade, que merece ser vivida com muito conforto.

Quando estiver pensando no futuro, tenha em mente não só o que você gostaria para si mesmo e sua família, mas também toda essa questão do contexto global. Não deixe que sua qualidade de vida dependa somente dos recursos da previdência social. O dinheiro que você investe agora é a garantia de um futuro bem cuidado para você e sua família.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Fotos: IStock

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close