Uma estratégia para parar de procrastinar com dinheiro

Uma estratégia para parar de procrastinar com dinheiro

*Carolina Ruhman Sandler

>Eu adoro ler sobre escolhas e comportamentos. No final das contas, quando pensamos nas nossas vidas financeiras, estamos, na realidade, olhando para a forma como tomamos decisões a respeito do nosso dinheiro. Comprar um celular novo ou não? Almoçar no restaurante mais barato ou naquele mais bacana? Como escolho onde investir meu dinheiro?

Descobri recentemente uma técnica que está me ajudando bastante a fazer exercícios e que pode motivar todas nós a cuidar do nosso dinheiro da forma como gostaríamos: o temptation bundling pacotamento de tentações, em uma tradução livre).

Funciona da seguinte forma: você se condiciona a só ceder a uma tentação depois de realizar determinada tarefa, normalmente algo que você não gosta de fazer. Por exemplo: eu recentemente descobri que amo ouvir podcasts, mas na minha vida corrida sobra pouco tempo para parar para ouvir os meus preferidos. Eu resolvi isto da seguinte forma: só posso ouvi-los enquanto faço ginástica (ou no carro nos dias que fui para a academia). Com isso, fazer exercício físico deixa de ser um suplício para se tornar uma oportunidade para eu fazer algo que eu amo.

O sucesso da estratégia foi testado em um estudo realizado na Universidade da Pensilvânia e os números impressionam: quem usou a técnica tinha 29% a 51% de chances a mais de se exercitar, do que aqueles do grupo de controle (quem não utilizou a estratégia).

Para criar a sua própria estratégia de empacotamento de tentações, você só precisa listar aquilo que você gosta de fazer (os seus prazeres e tentações) de um lado, e de outro tudo aquilo que você deveria fazer mais, mas acaba procrastinando. Depois, basta casar um comportamento desejado com uma tentação sua.

parar-procrastinar-dinheiro-estrategia

Quer alguns exemplos bons para a sua vida financeira?

  • Só assistir a sua série preferida depois de acompanhar a sua planilha financeira.
  • Só comer no seu restaurante preferido depois de bater a meta de gastos do mês.
  • Só ir ao cinema depois de pagar a parcela mensal das suas dívidas.
  • Só abrir uma garrafa de vinho depois de fazer a reunião mensal de gastos com seu(sua) parceiro(a).

A ideia aqui é te ajudar a criar um prêmio por vencer a procrastinação e realizar algo que você sabe que deveria, mas que detesta fazer. É uma forma de fazer tudo aquilo que você sabe que é importante, mas nunca prioritário na sua vida corrida.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close