Uma reflexão sobre a importância de conhecer seu perfil como investidora

Uma reflexão sobre a importância de conhecer seu perfil como investidora

*Stefanno Rocco, CFP®

“Nossa é muito difícil… Você já assistiu “Delírios de Consumo de Becky Bloom”? As coleções nas lojas aparecem de seis em seis meses!!”.

Diante desse desabafo de uma amiga do trabalho e seguidora do site “Finanças Femininas”, decidi assistir ao filme.

Achei fantástico, agradável, engraçado e romântico. Recomendo que assistam!

Considero que uma das formas para adquirimos experiência na vida é aprendendo com as experiências dos outros. Sei que Rebecca Bloomwood é personagem de um filme, que foi baseado no livro Confessionsof a Shopaholic da escritora Sophie Kinsella. No entanto, ao assistir o filme, espero que a autora lhe ensine como a compulsividade é um reflexo da nossa insegurança e o quanto ela pode ser destrutiva para as nossas vidas.

Ao longo desses meus dez anos de consultoria em investimentos, percebi que falar sobre consumo é mais natural para os meus clientes, do que falar sobre os investimentos que eles desejam fazer. Normalmente, quando vamos falar sobre os sonhos que motivam a investir, os olhos brilham, a respiração fica suspensa e o sorriso se abre, e tudo isso acontece sem que eles se dêem conta disso.

Já quando puxo a conversa para investimentos (saber quanto custa, quanto tempo vai levar, que caminhos seguir), tudo fica ao contrário. Quando vira um papo sério… Os olhos ficam perdidos e a respiração mais profunda.

Não tem que ser assim. Falar sobre investimento deve ser tão prazeroso quanto falar dos sonhos! Será através dele (simples ou não), que todos os sonhos mais desejados serão conquistados!

Meu palpite é, que a falta de conhecimento sobre investimentos gera insegurança, que gera medo e que por sua vez, gera desconforto.

conheça seu perfil de investimento

Você se lembra quando entrou em um carro pela primeira vez? Para mim, é uma das maiores formas de superação do medo. Naquele dia, olhei para o instrutor e perguntei: “meu amigo… 3 espelhos, 3 pedais, uma marcha, seta, direção, responsabilidade… o que eu faço??” E ele me respondeu: “respira (Risos)”. Hoje, entro no carro e nem me lembro das dificuldades que tive que superar.

Acredito que, como tudo na vida, à medida que conhecemos o significado de investir, mais fácil fica tomar boas decisões de investimentos.

Mas tudo tem um começo.Tratando-se de investimento, o início é entender qual o seu perfil de investidora. Você já sabe?

Descobrir qual é o seu perfil de investidora, será importante para tomar suas decisões e entender por que as tomou. Passará a ter ciência dos seus limites em relação aos riscos de investir, seja em ativos financeiros; na inauguração do próprio negócio;no tempo que está disposta a esperar para alcançar os seus projetos de vida, ou até mesmo, entender quanto eles custam hoje para poder acontecer amanhã.

Será importante para saber onde está agora, neste ponto de partida e ter consciência das possibilidades existentes no mercado e que podem lhe ajudar a alcançar seus sonhos.

Ter a direção certa para iniciar um projeto é um ganho de tempo e autoconhecimento, por isso, julgo o conhecimento do perfil de investidora o primeiro passo e um dos mais importantes para se dar ao longo da sua trajetória de investimento.

Um segundo passo, seria entender as motivações que a fazem ter certeza de seus propósitos de vida, que justifique seus esforços e investimentos. Saber por qual razão investir é tão importante quanto saber investir. Mas isso fica para uma próxima conversa!

Hoje temos várias opções de investimentos que com mais tempo ou menos tempo, com mais risco ou menos risco, propõe-se chegar ao mesmo lugar: na realização do seu projeto.

Portanto, conversar com um consultor de investimentos devidamente preparado, lhe trará o conhecimento do seu perfil de investidora, que em minha opinião, lhe enriquecerá trazendo um conhecimento pessoal muito grande!

Espero ter feito você compreender a importância de querer saber qual o seu “Perfil de Investidora”.

Bons investimentos, e até breve!

 

Stefanno Rocco, CFP é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). Email: stefannorocco@gmail.com

 As respostas refletem as opiniões do autor, e não do Finanças Femininas ou doIBCPF. O site e o IBCPF não se responsabilizam pelas informações acima oupor prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Este conteúdo foi útil para você?

IBCPF

IBCPF

Planejamento Financeiro

close