Vale a pena ter mais de uma conta bancária?

Vale a pena ter mais de uma conta bancária?

É aconselhável ter mais de uma conta no banco? Embora possa parecer que não há problema nisso, ter muitas contas pode agravar o descontrole financeiro.

Você já tem conta em um banco, mas vive recebendo ligações de outras instituições bancárias oferecendo inúmeras “vantagens”, fácil acesso ao crédito, tarifas baixas, etc. Mas será que é saudável ter mais de uma conta no mesmo banco ou contas em bancos diferentes?

Você também pode gostar:
Você conhece todas as tarifas que paga com cartão de crédito?
Direitos do consumidor: Quais serviços os bancos realmente podem cobrar?
Em tempos de crise, bancos dificultam acesso ao crédito

Às vezes, ter mais de uma conta não é uma opção, mas algo imposto, como é o caso da conta salário. Com esse tipo de conta, a cliente pode ter alguns benefícios que talvez não tivesse antes, como crédito consignado. Outra situação comum é as pessoas terem, em um mesmo banco, duas contas, como conta corrente e poupança. Nesse caso, a existência de mais de uma conta é algo positivo, pois é sinal de que a cliente está conseguindo poupar – ou pelo menos está tentando fazer isso.

Quando a cliente precisa de finalidades específicas, como financiamento de imóveis ou aplicações financeiras, vale a pena pesquisar em diferentes instituições para conhecer os benefícios e os melhores serviços de cada uma. Nesse contexto, desde que a pessoa tenha um bom planejamento e saiba administrar seus recursos, a existência de contas em bancos diferentes poderá ser bem-vinda e não causar transtornos.

Mas se você está endividada e quer abrir conta em mais de um banco, corre o risco de se envolver em dificuldades financeiras ainda maiores.

Continue a ler a matéria na próxima página!

Os bancos estão restringindo o crédito, o que faz as pessoas procurarem mais de uma instituição. “Quando as pessoas estão ‘estranguladas’, abrem conta em bancos diferentes para tentar ampliar o campo de crédito”, explicou Múcio Zacharias, economista  e professor da IBE-FGV e diretor do Economies Consultoria Empresarial, acrescentando que falta noção de planejamento para essas pessoas.

conta_bancaria

“Abrir conta em outros bancos é uma armadilha. Ter mais de uma conta é motivo de descontrole. Quanto mais crédito, mais a pessoa se afunda”, alertou ele, apontando o crédito rotativo como um dos maiores perigos. Segundo o Banco Central, em fevereiro, a taxa de juros do rotativo do cartão de crédito subiu para 447,5% ao ano. É preciso ter cautela também com o uso do cheque especial, pois os juros da modalidade subiram em fevereiro para uma taxa média de 293,9% ao ano, o maior nível desde 1994.

Ao abrir conta em mais de um banco, é preciso levar em conta que será necessário arcar com a cobrança de mais tarifas e mais anuidades de cartões, por exemplo. Então, quem abre conta em um banco para pagar dívidas com outra instituição, corre o risco de ter perdas e gerar ainda mais descontrole.

Continue a ler a matéria na próxima página!

A maioria dos consumidores não sabe o quanto deve. Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), seis em cada dez consumidores não sabem o quanto estão devendo.

O acúmulo de dívidas leva a um cenário bem mais crítico e que pode precisar de intermédio judicial. “Vai ficando cada vez mais complicado, até as dívidas superarem a renda familiar, aí a pessoa quebra e tem que procurar a justiça”, afirmou Zacharias.

Então, antes de abrir mais uma conta, analise suas necessidades e seu perfil. Avalie se sabe planejar seus gastos e controlar suas finanças. Se não for este o seu caso, abrir outras contas provavelmente não é uma boa opção.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close