Viagem ao exterior: comprar moeda estrangeira ficou mais caro

Viagem ao exterior: comprar moeda estrangeira ficou mais caro

Se você está planejando uma viagem ao exterior, fique atenta, pois ela ficará mais cara. Isso porque a Receita Federal anunciou nesta segunda-feira o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) na compra de moeda estrangeira em espécie. A medida já vale a partir desta terça-feira, e o imposto passa de 0,38% para 1,1%.

Vale lembrar que para as compras com cartão de crédito, pré-pago, débito e cheques de viagem continuam com alíquota de 6,38%. No entanto, isso não quer dizer que você precisa desistir de sua viagem – basta se planejar melhor e pensar em alternativas.

Você também pode gostar:
Conheça o verdadeiro valor do dólar para viagens internacionais
Vale a pena comprar enxoval nos EUA com dólar alto?
Entenda alguns prós e contras da alta do dólar

Vale a orientação de pesquisar as taxas de câmbio de casas estrangeiras. Antes da mudança, elas eram pouco buscadas por praticarem taxas pouco vantajosas. No entanto, com o aumento do IOF, pode compensar sair do País com reais e fazer a troca em casas do país de destino, tendo em vista que não há impedimento legal para isso e você não pagará imposto desta forma. Não há garantia de que a alternativa seja mais barata, mas vale a pesquisa.

aumento_IOF

A desvantagem de andar com dinheiro em espécie é a falta de segurança. O cartão de débito, de crédito ou pré-pago oferecem uma segurança maior, pois permitem bloqueio em caso de extravio, roubo ou furto, e os cheques de viagem, em geral, possuem seguro. Então, quando você planejar a compra de moedas para sua viagem ao exterior, leve tudo isso em consideração, tantos os gastos como a segurança.

A alta do IOF surge em um momento em que os brasileiros já estão gastando menos no exterior. De acordo com dados do Banco Central, houve queda de 43,2% nos gastos no primeiro trimestre de 2016 em relação ao mesmo período de 2015. Em números absolutos, a queda foi de US$ 5,23 bilhões para US$ 2,97 bilhões.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close