Você compra por impulso?

Você compra por impulso?

Comprar é uma coisa prazerosa para todo ser humano. Ir ao shopping e sair carregadas de sacolas pode ser uma grande fonte de satisfação – ainda que momentânea. Só que nada disso é gratuito, ou seja, comprar de maneira impulsiva pode custar caro. Assim que estiver no caixa, pare e respire. Preste atenção se está levando porque aquele objeto é extremamente necessário ou se for só um capricho.

Segundo pesquisa desenvolvida pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) em fevereiro de 2013, 85% dos entrevistados disseram não pensar antes de comprar. O número é alarmante e mostra que a população brasileira consome sem consciência e por motivos abstratos.

Acumular roupas, sapatos, perfumes e cacarecos só afirma que está fazendo a coisa errada. Por isso, é essencial que antes de fechar a compra, repense se tem necessidade daquele item. Por exemplo, uma blusa nova. Lembre com quais peça pode combinar para usar mais vezes e ser uma blusa útil no seu armário.

Tenha objetivos
Antes de ir comprar qualquer coisa tenha objetivos traçados e certos. Com sonhos e desejos fica mais fácil economizar e não gastar por impulso. Faça uma lista de desejos que quer realizar a curto, médio e longo prazo. Assim fica fácil poupar e conseguir o que deseja no futuro.

Não oprima o consumo
Vivemos numa sociedade em que somos educados a comprar. Podemos fazer isso, desde que seja de forma saudável. Faça a separação mensalmente de seu dinheiro. Uma parte vai para despesas fixas (água, luz, gás…), outra parte vai para investir nos seus sonhos e a terceira deve ser destinada ao lazer a ao consumo. É possível comprar, desde que seja da maneira certa.

Entenda o prazer
Tudo bem que se sinta bem ao comprar uma coisa nova. O problema é quando seu bem-estar está diretamente ligado as compras. Ou seja, você só fica feliz quando compra. Se este for seu caso, tente entender o que sente nessa hora e por que se sente triste nas outras horas. Busque respostas para sua ansiedade e impulsividade.

E você, compra por impulsividade?

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close