Você conhece bem a sua vida financeira?

Você conhece bem a sua vida financeira?

Você é casada, tem uma vida financeiramente bem estruturada e parece não ter motivos para preocupar-se com o futuro. Essa é a realidade de  muita gente, mas se você acredita que faz parte deste quadro, é melhor começar a ver as coisas por outra perspectiva.

A verdade é que não pensamos em dias de dificuldades quando estamos passando por um momento de felicidade e estabilidade. O desejo de que as coisas permaneçam sempre bem acaba tornando-se tão forte que tendemos a achar que será assim continuamente. Mas o fato é que dias nublados aparecem vez ou outra entre os ensolarados, portanto o mais prudente é estar sempre prevenida em caso de algum infortúnio.

Muitas mulheres ignoram, por exemplo, o fato de que estatisticamente as mulheres tem expectativa de vida maior do que os homens. Isso acontece praticamente no mundo inteiro e, no Brasil, essa diferença chega a cerca de sete anos. Se você for casada com um homem mais velho que você, as possibilidades de viver mais são ainda maiores.

Orçamento do casal x orçamento individual

Tendo em vista tudo isso, você já parou para pensar como seria sua vida hoje se tivesse que depender exclusivamente de sua renda? O ideal é que o casal mantenha investimentos que possam garantir alguma estabilidade, no caso da falta de um dos dois.

Antes de mais nada, você conhece bem as finanças de vocês? Sabe exatamente o quanto entra e o quanto sai de dinheiro todo mês? Se a resposta for não, é bom resolver este problema o quanto antes. Sem uma real noção de qual é a situação financeira de vocês dois, como é possível preparar-se para o caso de uma crise?

Relacionamentos podem tornar-se extremamente desgastados se não houver transparência na hora de lidar com o orçamento doméstico. Obviamente, deve-se ter um limite de vida privada e vida de casal, para que cada um tenha a liberdade de manter algumas despesas pessoais e também autonomia para um investimento individual.

conheça bem a sua vida financeira

Direcionamento do dinheiro

Mas isso não impede que vocês sejam transparentes um com o outro na hora de lidar com a vida financeira dos dois. Conhecendo bem a realidade de vocês, avalie se estão fazendo os investimentos corretos e o como está a administração da sua vida financeira individual.

Algumas mulheres tem o hábito ruim de não se empenharem tanto para administrar a vida financeira e acabam “deixando” a tarefa com o marido. Mas pense bem, se o dinheiro é dos dois, o mais certo e razoável não seria tomar essa decisão em conjunto?

Assumir seu papel neste contexto também lhe deixará mais segura para tomar decisões se em algum momento vocês se separarem ou, na pior das hipóteses, se você ficar viúva. Não pense que estamos sendo pessimistas diante do quadro que acabamos de expor. A questão é justamente te despertar para a necessidade de você ter autonomia diante da realidade financeira do casal.

 

E você, como lida a com a vida financeira a dois? Conte para nós a sua experiência. 

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close