Você conhece o Business Model Canvas?

Você conhece o Business Model Canvas?

*Todo mês o Finanças Femininas publica uma coluna do Negócio de Mulher. Hoje o assunto é um modelo diferente para elaborar um plano de negócios. 

*Jéssica Lopes

Outro dia conversando com uma amiga empreendedora sobre o plano de marketing da sua nove empresa tive um insight! Ela, expert em marketing, estava focando no que ela domina porém faltava uma coisa a mais. Elaborar o plano de marketing da empresa não seria suficiente sem a definição da própria empresa!

Pensando nisso comecei a pesquisar sobre como dar corpo a sua idéia de negócio para depois focar em estratégias de ação. Pesquisando cheguei ao conceito de Business Model Canvas.

Business Model Canvas (BMC) ou Painel de Modelo de Negócio é uma ferramenta idealizada por Alex Osterwalder. Ideal para startups e pequenas empresas, o BMC permite de forma visual construir, descrever, discutir, melhorar e inovar o modelo do seu negócio.

O painel é dividido em nove blocos de aspectos essenciais para o seu negócio. São eles: Segmentos de Clientes, Proposta de Valor, Canais de Distribuição, Relacionamento com o Cliente, Fluxo de Receitas, Recursos-Chave, Atividades-Chave, Parceiros Chave e Estrutura de Custos.

O preenchimento do painel é bem simples. Há até uma versão disponível para Ipad. Por ser uma ferramenta visual, o BMC permite uma visão geral do negócio por todos os envolvidos e ajuda a montar a estrutura da empresa de forma rápida e prática. Quem nunca congelou ao pensar em ter que escrever um plano de negócios?

Posso falar que a minha amiga adorou! A idéia do negócio ficou muito mais clara e visível a todos. Os objetivos foram estabelecidos de forma a atender todos os nove blocos e a partir daí as estratégias de ação foram desenhadas.

O BMC já foi traduzido para diversas línguas. Segue o exemplo em português.

business model canvas

Espero que ajude vocês assim como me ajudou!

 

*Jéssica Lopes é formada em Administração, tem experiência com projetos, estratégia e novos negócios. É  apaixonada por inovação, economia criativa e empreendedorismo. Acredita que novas idéias  podem solucionar problemas antigos e que mulheres são a chave do futuro. 

 

Este texto foi originalmente publicado no site Negócio de Mulher.

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close