Você consegue trabalhar concentrada?

Você consegue trabalhar concentrada?

Oito em ponto no relógio. Você chega ao escritório, toma um café rápido com alguns colegas e segue para sua mesa. Para iniciar o dia, uma pilha de tarefas, algumas simples, outras que dependem de uma boa dose de concentração. Você começa com as mais simples para elimina-las de uma vez. Entre uma e outra coisa, sua atenção é desviada pelo colega que está ao lado conversando ao telefone em um tom de voz mais alto do que deveria. Mais tarde um pouco aparecem mais dois colegas para te contar a fofoca do happy hour que você perdeu no dia anterior. A hora passou voando e você nem viu, daqui a pouco tem que entrar para uma reunião que promete ser demorada. Ao voltar, já está na hora do almoço. Ou seja, a tarde já chegou e você não fez nem metade do que deveria ter feito.

Trabalhar em um ambiente corporativo amplo tem suas vantagens, mas pode te trazer complicações quando você precisa de sossego. O problema pode ser ainda pior se você for uma pessoa agitada. A dificuldade natural em concentrar-se pode ser acentuada pelo ambiente que propicia a dispersão. Sendo assim, o que fazer para conseguir manter a produtividade?

Home Office

Se o ambiente tumultuado estiver interferindo muito em sua rotina, converse com sua chefia e veja quais são as possibilidades de você fazer parte do trabalho em casa. Assim, você deixa a empresa para as questões que precisam ser definidas em equipe ou dependem de reuniões. Reúna bons argumentos para mostrar que essa saída pode ser benéfica para os dois lados. Se lhe derem a oportunidade, não pise na bola! Em casa você também vai achar motivos para distrair-se, portanto seja disciplinada para não perder sua credibilidade.

Mude sua postura

Se a dica acima for inviável para o seu contexto, é preciso que você tome medidas mais enérgicas com os colegas e consigo mesma. Quando precisar de concentração, seja firme e evite qualquer tipo de conversa com quem estiver por perto. Se o barulho estiver incomodando, chame a atenção dos colegas educadamente.

Pode parecer que estamos aqui te dando dicas para te tornar a “chata” do escritório, mas não é bem assim. Todo mundo precisa de sossego e nem sempre as pessoas tem o bom senso de perceber quando estão atrapalhando o próximo. Você mesma já pode ter passado pela situação de exceder no tom de voz ou no tempo gasto jogando conversa fora com alguém, sem refletir que poderia estar prejudicando o trabalho do colega.

Descontração é importante para deixar o ambiente mais leve, mas tudo tem seu momento e é preciso mostrar os limites para que as pessoas respeitem seu espaço quando você precisar manter-se 100% focada em suas tarefas.

mulher_concentrada_no_trabalho

Mude seus horários

Uma outra dica que pode ser bem útil é tentar aproveitar os momentos em que o escritório está mais tranquilo. De repente chegar mais cedo que os colegas e usar este primeiro momento para cuidar das tarefas que requerem mais concentração (desde que ao fazer isso você também possa ir embora mais cedo). Almoçar mais cedo ou mais tarde que os colegas também é uma opção, para que você possa aproveitar o silêncio do escritório quando todos estiverem no almoço.

Procure lugares alternativos

Se você trabalha com um notebook ou não tem um computador fixo em sua empresa, você pode estudar locais mais estratégicos para passar o dia. De repente aquele cantinho longe das pessoas mais barulhentas ou a sala de reuniões, já que ela não vai ficar ocupada o tempo todo.

Se não for possível fazer isso, vale ainda o uso do fone de ouvido. Algumas pessoas trabalham bem melhor quando estão ouvindo uma boa música. Vale a pena fazer o teste para saber se isso não vai interferir em sua capacidade de concentração ou se vai lhe ajudar a render mais.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close