Você é feliz no seu trabalho?

Você é feliz no seu trabalho?

Como você tem administrado seu tempo entre o trabalho e sua vida pessoal? Como é o ambiente no seu emprego e como você costuma sentir-se ao acordar para ir ao trabalho? Dedicação é fundamental para que o sucesso seja alcançado. Mais do que garantir o próprio sustento e muitas vezes também da família, o trabalho deve proporcionar satisfação, caso contrário os reflexos são diversos, desde alterações de humor e complicações nas relações pessoais até problemas de saúde.

Levantamento recente feito pelo Ateliê de Pesquisa Organizacional em companhias de São Paulo e Rio de Janeiro buscou traçar um perfil sobre a felicidade no trabalho. O estudo foi feito com base em entrevistas com cerca de 200 pessoas, entre gestores e outros funcionários. O objetivo era justamente saber como essas pessoas caracterizam a felicidade no ambiente de trabalho.

De modo geral, 84% das mulheres entrevistadas disseram que são felizes no trabalho, enquanto o percentual de homens felizes foi de 75%. Regionalmente, os resultados foram mais favoráveis aos cariocas, tendo em vista que 85% deles se consideram felizes no trabalho, contra um percentual de 71% de paulistas.

Nosso intuito em trazer esses dados é fazer com que você reflita sobre a sua situação profissional. Quais os fatores que te trazem alegria no ambiente de trabalho? Quais são aqueles que te desmotivam? Vamos pontuar algumas questões para te ajudar nesta reflexão.

seu trabalho te traz felicidade?

O ambiente profissional

Entre os fatores apontados na pesquisa como motivo de infelicidade no trabalho estão a pressão excessiva, disputas internas, ambiente tenso, fingimento de colegas, líderes inadequados, falta de reconhecimento e falta de tempo para assuntos pessoais. Fatores como esses levam à infelicidade e, consequentemente, afetam a motivação e o desempenho. A pesquisa apontou que 48% dos entrevistados se sentem desmotivados quando estão infelizes no trabalho.

Para conquistar as metas que você traçou para sua vida é preciso ter uma visão de longo prazo quanto ao emprego. Obviamente que não podemos prever fatores como uma demissão, por exemplo, mas é preciso que você tenha perspectivas no lugar onde trabalha e isso depende de equilíbrio e bem-estar.

Faça um balanço e avalie se o local onde trabalha te traz mais fatores negativos do que positivos. O ideal é que você saiba quais as dificuldades podem te trazer experiência – como habilidade para lidar com prazos e jogo de cintura para tratar pessoas poucos confiáveis – e partir daí procure um outro emprego que traga mais satisfação e possibilidade de crescimento.

Saúde

Você já passou pela situação de precisar afastar-se do trabalho por sintomas provocados por estresse? Se isso já aconteceu, é hora de buscar mais equilíbrio para sua vida. A pesquisa sobre felicidade no trabalho apontou que 37% dos entrevistados se queixavam de dores de cabeça, excesso de cansaço e dores de estômago – sintomas comuns em casos de estresse.

Eu sei que é provável que você esteja pensando: “mas não posso largar meu trabalho e não tenho como reduzir minha carga horária”. Sabemos que todas nós temos realidades diferentes e muitas dificuldades, mas se você não arranjar tempo para cuidar de si, ninguém mais fará isso por você.

Revise a sua agenda e tente encaixar alguma atividade que te ajude a aliviar o estresse, como uma yôga, academia, aula de dança ou mesmo uma boa caminhada diária, de preferência ao lado de uma boa companhia.

Lembre-se que seu sucesso profissional depende do equilíbrio do seu corpo, da sua mente e também do seu bem-estar. É claro que nossas vidas não vão estar sempre um mar de rosas para manter a sintonia entre estes fatores constantemente, mas é importante esforçar-se para estar bem, independente das dificuldades.

E você, é feliz no seu trabalho?

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close