Você é infiel financeiramente?

Você é infiel financeiramente?

A sabedoria popular diz que toda mulher tem algum segredo guardado. Alguns são verdadeiros segredos e que não dividimos com ninguém, outros são mais “tranquilos” e nos permitimos contar apenas para as amigas mais íntimas. É saudável ter alguma informação que não compartilha com ninguém. Mas preste atenção, porque alguns segredos podem atrapalhar (e muito!) a sua vida.

O saldo do banco é um mistério e só você sabe o valor? Ou toda vez que vai ao shopping e sai com uma peça nova, mas esconde do seu marido? Tomou algum empréstimo sem consultar a sua cara metade? Pequenas mentirinhas podem acabar com todo o seu planejamento – e minar a confiança do seu parceiro. Seja precavida, mantenha os pés no chão e consiga se livrar desses hábitos. Entenda mais esta situação:

Conversar é preciso!
Por mais batido que isso seja – a conversa é o que acaba com os problemas. No momento que vocês conversarem sem brigas sobre dinheiro, o relacionamento andará pra frente. Pode ter certeza disso! Dinheiro, investimentos e reservas devem ser assuntos normais para vocês. Fale do mesmo jeito que fala sobre o programa de televisão ou a festa na casa da amiga – na hora de sugerir uma viagem, por exemplo, o assunto virá à tona sem tabu e vocês poderão discutir tudo o que for necessário sem drama, por exemplo. Isso que é maturidade e intimidade financeira! Uma boa forma de começar é comentando sobre alguma matéria aqui do Finanças Femininas. Para aliviar o stress, faça um jantar especial ou abra um vinho gostoso. Facilite as coisas e seja mais flexível – e sobretudo, transparente.

Conquistar independência
Independente se você trabalha fora ou se ganha mais do que ele, ambos precisam saber quanto têm de dinheiro. Todo mês precisam sentar e dividir os gastos. Uma parcela vai para pagar todas as contas básicas e variáveis, outra vai para a poupança da família e a última vai para o lazer. Nesta última quantia, é importante que separem um valor para cada um de vocês. Ele deve ser gasto como vocês bem entenderem – deixem isso acordado, para não dar stress depois. Mesmo assim, mantenha o controle e não faça dívidas.

Confiança é o principal!
Aos poucos vocês vão construir confiança mútua. Lembre-se que a cumplicidade e sinceridade são a base de qualquer relacionamento. Por que não ser sincera? Pode estar certa de que seu relacionamento e suas finanças vão melhorar. Quando você esconde uma compra ou uma poupança, mina a relação. Na hora que for descoberta, será uma decepção e tanto. Fora que isso o motivará a fazer a mesma coisa com você. Com toda certeza você não quer passar por isso, não é mesmo? Transparência e honestidade são os fundamentos para um relacionamento duradouro. Então, perca o medo, assuma suas escolhas e mantenha o controle. Sua vida será outra.

Leitura complementar
Para saber uma história real e compartilhar os conhecimentos, conheça o blog Família Quadrada. O site conta a história dessa família que controla todos os gastos direitinho. Ninguém compra nada sem consultar o outro.

Você já escondeu alguma compra?

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close