Você sabe como fazer a portabilidade de um plano de previdência?

Você sabe como fazer a portabilidade de um plano de previdência?

*Post patrocinado pela Caixa Seguradora. 

Quem cuida do futuro sabe que não basta apenas economizar e investir dinheiro visando o momento da aposentadoria. Para que essa fase de tranquilidade venha com um bom patrimônio acumulado, é preciso também acompanhar o rendimento da sua aplicação e comparar com outros produtos similares no mercado.

Se você, por exemplo, tem um plano de previdência privada, mas percebe que as taxas e a rentabilidade de produtos similares estão mais vantajosos, é possível pedir a portabilidade do seu plano.

A opção é mais vantajosa para quem quer mudar de plano, mas sem precisar fazer o resgate do patrimônio – tendo em vista que isso implicaria custos tributários. Com a portabilidade, você tem a possibilidade de ingressar em um plano mais vantajoso, com taxas mais atrativas e, o melhor, sem custo para fazer essa mudança.

Vale destacar, no entanto, que ela é permitida somente para produtos da mesma modalidade. Por exemplo, não é possível trocar um plano PGBL por outro VGBL e vice-versa.

portabilidade previdencia interna

Para fazer a portabilidade, basta ir até a seguradora onde você tem um plano contratado e preencher um formulário informando a mudança para a nova instituição escolhida. A nova seguradora também deve emitir um documento que será anexado ao formulário. O prazo de mudança é de cinco dias, contados da data de solicitação de mudança.

O processo pode ser feito quantas vezes o investidor quiser, desde que respeitada a carência de 60 dias.

Interessados em diversificar os investimentos devem também ficar atentos à possibilidade de fazer a portabilidade parcial dos recursos, basta informar o montante que deseja transferir para outra instituição no momento de solicitar a mudança.

Com todas essas informações em mãos, você tem todos os meios para cuidar do seu futuro da melhor forma possível, com um belo patrimônio para o momento do resgate.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Fotos: iStock

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close