Você sabe como organizar o seu salário?

Você sabe como organizar o seu salário?

Sabemos da importância de controlar os gastos e cuidar da organização financeira. Mas por que muitas vezes deixamos de fazer algo tão essencial? Segundo um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais do Brasil, 45,8% dos entrevistados não realizam um controle sistemático do seu orçamento. Outros 29,3% dizem que fazem um planejamento “de cabeça”.

Este descuido com os gastos te deixa mais vulnerável às compras por impulso, pode te levar a gastar mais do que deveria com  cartão de débito ou crédito e, consequentemente, ao endividamento. Quanto mais você entende e conhece suas finanças, mais fácil fica para estabelecer suas prioridades e cortar exageros.

>> Aproveite para baixar nossa planilha amiga de orçamento!

Você também pode gostar:
5 maneiras de guardar dinheiro sem perceber
Qual é o segredo para guardar dinheiro todo mês?
Dinheiro não tira férias

É importante encontrar um método que te ajude a ter disciplina no controle do seu dinheiro. Ao contrário do que muita gente pensa, isso não precisa ser difícil ou cansativo. É o que explica a CEO do Finanças Femininas, Carolina Ruhman Sandler, no curso Vida Financeira Equilibrada.

Para dar o empurrão que você precisa para se organizar de vez, citamos aqui alguns segredos ensinados no curso. Você já conhece o método 50/30/20 para distribuir o seu dinheiro?

O que é:

Trata-se de uma fórmula funcional para a sua vida, feita para organizar seu salário de forma sistemática e evitar apertos financeiros.

O sistema ajuda ainda a impor disciplina, pois fica fácil estipular quanto se pode gastar e não deixa brechas para o consumo sem planejamento. Então, para começar a se organizar, divida o seu salário líquido (o valor que cai na conta após a cobrança de impostos) em três partes: 50%, 30% e 20%.

vida_financeira_equilibrada

Comece pelo essencial:

Gastos com alimentação, moradia, saúde, transporte, telefone e internet estão na lista de essenciais. Ou seja, as despesas com as quais você precisa arcar todos os meses. O ideal é que 50% do seu salário sejam suficientes para bancar essas despesas essenciais, que garantem o básico do seu padrão de vida.

Os supérfluos também são necessários:

Você merece ter o seu lazer garantido. Afinal, é para isso que você trabalha! Mas o futuro também é muito importante e não dá para gastar o resto do seu salário em noitadas, não é mesmo?

Para não abrir mão da sua merecida diversão, separe 30% do seu salário líquido para o lazer. Isso inclui também fazer compras, presentes para amigos e familiares, jantares fora, viagens e etc.

Comece a reserva

Com os 20% restantes, você pode se preocupar em criar um fundo para possíveis emergências ou para garantir o seu futuro. Lembre-se de escolher o melhor investimento para proteger este dinheiro e fazê-lo render.

Se você já estiver endividada, este valor pode ser destinado inicialmente para a quitação de dívidas. Vale  também reavaliar a redução dos gastos supérfluos para que aqueles 30% possam ajudar na missão de se livrar do endividamento.

Além de ensinar o método 50/30/20 em profundidade, Carol ensina a aplicá-lo nas suas finanças para não ter erro na sua nova organização financeira. Para descobrir todos os segredos, não perca o curso online Vida Financeira Equilibrada.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close