Você se separou? Confira o passo a passo para controlar as suas finanças

Você se separou? Confira o passo a passo para controlar as suas finanças

O fim de um casamento, além de toda a dor que a situação já traz, não precisa incluir também uma angústia sobre dinheiro. Você já tem que cuidar do seu coração, possivelmente de filhos, da adaptação toda e das questões práticas, sobre quem vai morar aonde e como vocês vão dividir a agenda das crianças. Mas se você sabe onde está pisando com relação a suas finanças, as coisas podem ficar (pelo menos um pouco) mais fáceis de lidar.

Por que isso? Agora que você não divide mais as receitas, contas e gastos com o seu marido, você precisa cuidar de tudo isso sozinha. Mas se você sabe exatamente quanto e como gasta e quanto tem, você consegue olhar para a sua situação e possibilidades de uma forma segura. E segurança não é um item que anda sobrando muito por aí, não é?

Para ter um controle completo de como estão as suas finanças, siga o nosso passo a passo:

Use uma planilha para saber de todos os seus gastos. Se você não tem o hábito de acompanhar suas finanças no dia-a-dia, não se desespere. Você pode pegar a sua fatura do cartão e os seus extratos bancários dos últimos 6 meses no Internet Banking. Veja tudo com que você gasta e agrupe despesas semelhantes em categorias (como cabelereiro, restaurante, supermercado, manicure). Assim, você consegue consolidar e começar a entender para onde vai o seu dinheiro.

Avalie suas receitas. Você trabalha? Vive do seu salário? Possui investimentos ou alguma outra fonte de renda, como o aluguel de um imóvel? Agora é a hora de saber tudo isso. Veja tudo o que você recebe por mês.

Compare gastos e receitas. Com uma clareza do quanto você gasta e quanto recebe por mês, você consegue fazer uma comparação e ver se você anda gastando mais do que pode ou se você é mais equilibrada. Se as suas despesas são maiores do que as suas entradas, veja se consegue reduzir um pouco ali, cortar aqui, ou simplesmente gastar de uma forma mais eficiente.

Converse com o seu ex. Ok, a gente sabe que é difícil. Muito difícil. Mas agora que você sabe exatamente como andam as suas finanças, é hora de ver com ele como vocês podem combinar certas coisas. Ele vai te pagar uma pensão? Quem vai ficar responsável pelas contas dos filhos, como mensalidade escolar e plano de saúde? Com o controle da sua situação financeira, fica mais fácil você conversar com ele, saber o que é necessário e tentar chegar a um acordo.

Se tudo andar certinho, que bom, você é uma mulher de sorte. Mas tem muitos outros casos de mulheres que por mais que elas tenham feito toda a lição de casa sobre as suas finanças, seus ex-maridos não colaboraram em nada nessa hora. Nesse caso, é hora de pensar outras alternativas. Voltar a trabalhar, pedir um aumento, procurar um novo (ou um segundo) emprego, tentar complementar as receitas, reduzir algumas despesas, as opções existem aos montes.

Aqui no site a gente ensina a comprar melhor, a priorizar a sua vida financeira, a pagar melhor as suas contase muito mais! Acompanhe nossas matérias, aprenda aos poucos e se tiver alguma dúvida, deixe um comentário ou mande um email!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close