Você tem medo de que? Conheça os principais temores financeiros

Você tem medo de que? Conheça os principais temores financeiros

Temos mil e uma desculpas para não começar a investir, mas no fundo mesmo não fazemos isso porque temos medo. Isso não combina com a mulher do século XXI. Por isso, listamos os cinco principais medos financeiros para fazer o seu dinheiro render com as aplicações do mercado financeiro.

– Posso perder tudo que tenho?
Vemos muitas histórias como essa em filmes e em livros. Lembre-se que todo investimento oferece algum tipo de risco, mas isso não deve ser motivo para esquecer tudo e parar. O risco que você corre é sempre medido e calculado, por isso, são raras as ocasiões em que você pode, de fato, perder todo dinheiro que investiu. É possível evitar que isso aconteça sabendo onde está investindo, como funciona e estar ciente se a empresa oferece riscos. Se sentir a necessário, peça ajuda a algum planejador financeiro.

– Eu tenho pouco dinheiro, nunca vou conseguir ser uma investidora
Todo mundo pode fazer algum tipo de investimento. Para conseguir aplicar da maneira correta, você precisa ler, estudar e entender bem o assunto. É possível investir seu dinheiro todo mês com até R$ 100. Claro que não vai render tanto quanto se aplicar mais dinheiro, mas é assim que se começa. Para investir bem, toda mulher precisa ter estratégia e conhecer o mercado. Então já sabe, né? Estude mais e comece a investir. Depois que começar não vai querer parar mais.

– A poupança é o único investimento seguro, não vou saber aplicar em mais nada
Negativo. Nós já falamos como a inflação está alta e os juros continuam baixos, criando um cenário que interfere diretamente no rendimento da poupança. Por mais que a cultura das pessoas seja favorável a poupança, nem sempre é um bom negócio. O lado bom de investir na poupança é que não paga pela manutenção do dinheiro e não cobra no Imposto de Renda. Se a sua poupança é a antiga, você está bem até, mas se é a nova, precisa se preocupar. Se a inflação continuar subindo, o lucro da poupança não acompanha e no final do mês, você perde dinheiro!

– Investir em imóveis é muito arriscado
Avalie bem a condição do imóvel. Geralmente, investir em imóveis é uma opção para quem busca segurança e solidez. No entanto, você tem que entender bem o imóvel que irá comprar. Dá trabalho, você precisa pagar impostos e garantir locatários. Mas se garante um aluguel, consegue uma fonte de renda estável ao longo do tempo. Mas sempre avalie bem o imóvel e faça uma boa pesquisa sobre o mercado e os preços antes de comprar.

Qual é o seu medo? Espante os fantasmas e comece a investir o quanto antes!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close