Você tem medo de que? Conheça os principais temores financeiros

Você tem medo de que? Conheça os principais temores financeiros

Temos mil e uma desculpas para não começar a investir, mas no fundo mesmo não fazemos isso porque temos medo. Isso não combina com a mulher do século XXI. Por isso, listamos os cinco principais medos financeiros para fazer o seu dinheiro render com as aplicações do mercado financeiro.

– Posso perder tudo que tenho?
Vemos muitas histórias como essa em filmes e em livros. Lembre-se que todo investimento oferece algum tipo de risco, mas isso não deve ser motivo para esquecer tudo e parar. O risco que você corre é sempre medido e calculado, por isso, são raras as ocasiões em que você pode, de fato, perder todo dinheiro que investiu. É possível evitar que isso aconteça sabendo onde está investindo, como funciona e estar ciente se a empresa oferece riscos. Se sentir a necessário, peça ajuda a algum planejador financeiro.

– Eu tenho pouco dinheiro, nunca vou conseguir ser uma investidora
Todo mundo pode fazer algum tipo de investimento. Para conseguir aplicar da maneira correta, você precisa ler, estudar e entender bem o assunto. É possível investir seu dinheiro todo mês com até R$ 100. Claro que não vai render tanto quanto se aplicar mais dinheiro, mas é assim que se começa. Para investir bem, toda mulher precisa ter estratégia e conhecer o mercado. Então já sabe, né? Estude mais e comece a investir. Depois que começar não vai querer parar mais.

– A poupança é o único investimento seguro, não vou saber aplicar em mais nada
Negativo. Nós já falamos como a inflação está alta e os juros continuam baixos, criando um cenário que interfere diretamente no rendimento da poupança. Por mais que a cultura das pessoas seja favorável a poupança, nem sempre é um bom negócio. O lado bom de investir na poupança é que não paga pela manutenção do dinheiro e não cobra no Imposto de Renda. Se a sua poupança é a antiga, você está bem até, mas se é a nova, precisa se preocupar. Se a inflação continuar subindo, o lucro da poupança não acompanha e no final do mês, você perde dinheiro!

– Investir em imóveis é muito arriscado
Avalie bem a condição do imóvel. Geralmente, investir em imóveis é uma opção para quem busca segurança e solidez. No entanto, você tem que entender bem o imóvel que irá comprar. Dá trabalho, você precisa pagar impostos e garantir locatários. Mas se garante um aluguel, consegue uma fonte de renda estável ao longo do tempo. Mas sempre avalie bem o imóvel e faça uma boa pesquisa sobre o mercado e os preços antes de comprar.

Qual é o seu medo? Espante os fantasmas e comece a investir o quanto antes!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close