10 dicas para economizar nos convites de casamento

10 dicas para economizar nos convites de casamento

*Casar é um barato

Geralmente, convites de casamento são um bom gasto quando se está organizando a cerimônia. Mas, como sempre, nós do Casar é um Barato estamos aqui para te trazer alternativas para economizar neste item.

A papelaria do casamento (convite, save the date, menu, plaquinhas) é uma parte essencial para a identidade visual da festa. É através do convite de casamento e do save the date, por exemplo, que os convidados entram em contato com a sua festa. É através deles que vocês vão conseguir dar o tom inicial da festa. Por isso é importante fazer algo bem lindo, mas isso não significa que você não possa economizar nos convites de casamento.

Reunimos 10 dicas que podem ser a salvação para o seu bolso. Vem cá ver:

1. Faça você mesma seus convites de casamento

Se você tem uma impressora em casa, que tal começar agora mesmo a testar alguns modelos? Sempre temos um amigo ou amiga que tem um jeitinho para fazer as coisas, você pode pedir uma ajuda. Ou então pesquisar na internet um modelo legal e fazer parecido – sites como o BeFunky e o Canva facilitam muito. Se seu casamento for para poucos convidados, você pode até mesmo personalizar à mão. No meu, lacrei o envelope com cera. Ficou lindo!

2. Compre modelos editáveis na internet

Teste sites que tenham modelos pré-prontos, baixe o modelo e imprima em casa. Você vai precisar fazer algumas alterações, alguns testes, mas com paciência pode dar super certo. Compre um papel bonito, invista em uma impressora legal e pronto. Depois é só comprar os envelopes e enviar. Conheço bastante gente que se arriscou assim e deu certo!

3. Use envelopes padrão

Ao invés de optar por envelopes padronizados, com tamanhos diferentes, escolha um envelope padrão que você possa comprar em uma papelaria normal. Eles serão mais baratos e ainda assim são bonitos. Você pode personalizar usando uma caneta colorida ou até mesmo um carimbo especial.

4. Escolha técnicas mais baratas de impressão

Imprimir convites com cores como dourado ou prateado encarecem a impressão. Baixo relevo também é algo bem caro. Opte pelo simples e dê um toque final à mão. Cores básicas como preto são bem mais em conta. Você pode ousar no papel, ao invés das cores. Que tal?

convite-de-casamento-barato

5. Opte pelo simples

Todas aquelas pompas e invenções custam muito caro. E às vezes é melhor investir seu dinheiro em uma coisa mais significativa para o casamento. Os convites de casamento são especiais, mas podem ser simples e, ainda assim, lindos. Escolha papéis mais suaves, com gramatura mais leve.

6. Barganhe com a gráfica

Pergunte se há algum papel em promoção e sempre peça para imprimir alguns convites extras. Imprimir convites unitários sempre sai mais caro do que imprimir uma quantidade grande. Veja com a gráfica se eles conseguem aproveitar o papel para imprimir junto os convites individuais.

7. Revise seu convite antes de imprimir

Há muitos casos de casais que só percebem um erro depois de tudo impresso. Foi o meu caso, por exemplo. Tinha um erro nos convites individuais e precisei reimprimir tudo. Deu uma trabalheira, além de custar caro. Olhe com calma, peça para outra pessoa ler também. Tenha certeza de que está tudo ok e mande ver em seus convites de casamento!

8. Escreva você mesmo os nomes dos convidados

É lindo demais aquela letra de calígrafo, mas você já pesquisou esses valores? Eles podem estar bem acima do que você espera. Sente-se um dia e escreva os nomes dos convidados à mão, você vai economizar um tanto. Outra opção é imprimir em casa etiquetas adesivas com os nomes.

9. Valorize seu site de casamento

Para não ter que gastar muito com um convite cheio de informações, concentre o básico nos convites de casamento e coloque as informações completas no site. Indique isso no convite, as pessoas poderão acessar a tirar todas as suas dúvidas por lá. Além disso, pessoas que moram longe podem conferir tudo pelo site.

10. Esqueça os materiais caros

Você não precisa de papel com sementes ou laços de tecido nos convites. Isso tudo encarece muito! Seu convite pode ser inesquecível mesmo sem utilizar nenhum desses itens. Lembre-se sempre de que o que mais importa aqui é o seu casamento. O convite é apenas o primeiro passo para o dia mais importante da sua vida!

*O amor pode não ter preço, mas comemoração da união de duas pessoas pode ser muito cara. A equipe do Casar é um Barato traz dicas e inspirações para que a vida a dois já não comece no vermelho!

Fotos: Shutterstock e iStock Photos

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Casar e um barato

Casar é um barato

Casar é um barato

close