10 dicas simples para fazer o fim de semana render ao máximo

10 dicas simples para fazer o fim de semana render ao máximo

Seu fim de semana tem 60 horas, e não apenas 48 horas, como você pensava. Entre a cervejinha das 18 horas de sexta-feira até quando o alarme das 6 horas da manhã de segunda-feira toca, você pode fazer muitas coisas – e aproveitar cada hora deste período de descanso. Quer saber como fazer isso e voltar para o escritório revigorada? Veja algumas dicas muito simples de serem colocadas em prática!

1. Comece na sexta-feira

Seu fim de semana começa no momento em que você coloca o pé para fora do escritório. Aproveite cada momento daí em diante, seja no happy hour, indo ao cinema, saindo de balada ou colocando suas séries favoritas em dia. O importante é curtir!

2. Faça planos

Quantas vezes você não viu o fim de semana passar voando sem ter feito absolutamente nada? Se esse foi o objetivo, tudo bem. O problema é quando você acaba frustrada. Por isso, é importante pensar no que você quer fazer. É como uma criança tentando adivinhar o que está dentro do pacote de presente de Natal. Por mais que nada dê certo, pelo menos você se divertiu antecipando os acontecimentos.

aproveitar-fim-de-semana

3. Mas não exagere

Cuide para não montar uma agenda engessada, do contrário, serão obrigações, e não diversão. Estabelecer três ou cinco tarefas-âncora que você deseje fazer – como ir a uma exposição, jantar com as amigas ou prestar trabalho voluntário – já é suficiente para se organizar, deixando espaço para que o espontâneo e inesperado aconteçam.

4. Acorde cedo aos sábados e domingos

É tentador ficar na cama até às 11h – e, convenhamos, às vezes é bom se dar a este luxo –, mas repetir o comportamento faz com que você perca boas horas do dia. Seu fim de semana renderá muito mais se você ajustar o despertador para 9h.

5. Separe um tempo para si

O excesso de demandas durante a semana pode ser extremamente cansativo física e psicologicamente. Então, nada mais justo do que você dedicar um período para se colocar nos eixos. Cada uma tem seu jeito de relaxar: pode ser meditando, cozinhando, lendo, ouvindo música, se exercitando, cuidando da aparência… o importante é que seja algo prazeroso e que coloque corpo e mente nos trilhos.

6. Não sucumba à deprê de domingo à noite

Até mesmo a ciência já concluiu que esse é o dia mais “para baixo” da semana, já que traz aquela sensação desagradável de fim de felicidade – mesmo se você amar seu emprego. Quer driblar esse sentimento? Arranje algo divertido para fazer no domingo à noite. O importante é que seja algo que extenda o fim de semana e ajude a manter o foco para a semana que vem aí. Lembrando que ficar no sofá assistindo TV ou checando redes sociais são atividades que estão longe de serem relaxantes.

7. Guarde algumas tarefas para a semana

Algumas coisas podem ser feitas todos os dias, não apenas aos fins de semana. Se você se organizar de maneira eficiente – por exemplo, resolvendo algumas pendências na hora de almoço ou de noite –, isso deixará mais tempo para você curtir o que realmente deseja aos sábados e domingos. É melhor passar o fim de semana conhecendo um novo restaurante do que lavando a louça acumulada da semana, não é mesmo? Guarde esses dias para o que só pode ser feito neles.

8. Evite rotina

Entra fim de semana, sai fim de semana, e você faz sempre as mesmas coisas. De segunda a sexta, ter uma rotina pré-estabelecida ajuda a se organizar, mas sábado e domingo são os dias perfeitos para sair da curva e tentar algo diferente. Aproveite o fim de semana para ir àquele museu que você sempre quis conhecer, ou para fazer aquela trilha que dá para uma cachoeira. O novo renova a mente e aumenta a sensação de que cada hora do seu dia valeu a pena.

9. Pegue leve no álcool

Não há nada de errado em sair para tomar uns bons drinks. O problema começa quando você exagera, afinal, terá que lidar com a ressaca no dia seguinte – sem fazer absolutamente nada, apenas sofrendo com dores de cabeça e companhia. Por isso, vá com calma e beba com moderação.

10. Durma bem

É tentador ficar procrastinando para ir para a cama no domingo de noite, mas quanto menos horas de sono, mais difícil será levantar da cama no dia seguinte – e segundas-feiras já são cruéis por si só. Seja disciplinada neste sentido e perceba como será mais fácil encarar a semana que vai começar.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Ana Paula de Araujo

Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

close