10 Táticas de Marketing pra sacudir o seu negócio

10 Táticas de Marketing pra sacudir o seu negócio

*Todo mês o Finanças Femininas vai ter uma coluna mensal do Negócio de Mulher. A deste mês é sobre marketing, ideal para quem quer abrir um negócio e fazer bombar rapidinho. 

Olá empreendedora!

O assunto de hoje é algo que interessa a todas nós: Marketing. Mas você sabia que marketing é muito mais do que gerar lucro? Uma estratégia certa envolve criar uma percepção positiva do seu negócio, fidelização e também a criação de uma experiência de compra que fará o seu negócio se destacar da multidão. Vamos ao que importa? Hoje compilamos 10 dicas imperdíveis para sacudir o seu negócio!

1. Encontre um desejo oculto
É muito comum a gente se apaixonar por nossa ideia de negócio e acabar nos esquecendo o que o cliente quer de verdade. Algo como uma miopia de mercado. Tente descobrir qual o desejo mais profundo do seu cliente. Por exemplo, nosso negócio deu um salto quando mudamos o foco de “vender cursos e serviços para empreendedoras” para “ajudar mulheres a conquistar liberdade e ganhar a vida fazendo o que amam”. É uma mudança de perspectiva muito importante. Começamos a trabalhar com o desejo real, mais verdadeiro e isso está muito mais alinhado ao nosso propósito e fez com que repensássemos inclusive alguns dos serviços e produtos. O que o seu público realmente almeja ao comprar seu produto ou serviço? Esse deve ser o fio condutor das suas ações de marketing. Veja mais sobre isso aqui.

2. Sua ideia gera entusiasmo?
Sua ideia deve causar uma reação emocional no seu público, uma sensação de identificação, de necessidade ou de entusiasmo. Se isto não acontecer você pode estar com problemas. Cheque se sua ideia gera este entusiasmo, conversando com potenciais clientes, pedindo feedback, apresentando sua oferta e medindo esta reação.

3. Defina bem o seu público
Especialmente para empreendedoras que estão começando um pequeno negócio, provavelmente com apenas uma ou no máximo duas pessoas, é preciso começar pequeno. Acreditamos que você deve mirar em uma audiência menor, porém qualificada (que realmente se interessa pela sua oferta) do que querer abraçar o mundo logo de cara. Isso não impede de você crescer e ir se ajustando para atender um público maior ao longo do seu caminho :). A dica é “encontre sua galera”, quem são este grupo de pessoas que reconhecem o valor do seu produto? Que se importam com ele? Foque sua divulgação para estas pessoas.

4. Invista na experiência de compra
Uma boa experiência de compra faz toda a diferença. Já parou para pensar quantas vezes voltamos a um restaurante ou uma loja porque somos bem atendidas? Por que o ambiente é agradável ou fácil de comprar? Um atendimento diferenciado, ambiente agradável, um site bonito e fácil de usar (no caso de e-commerce), entregas pontuais, um mimo extra… O que mais é possível você criar para surpreender e conquistar seu cliente?

5. Use promoções como isca
Ter um relacionamento estreito com o seu público é uma excelente ideia, concorda? A gente não começa confiando em uma pessoa ou empresa que a gente mal conhece, não é mesmo? Relacionamento é tudo. Nem sempre é fácil conseguir os contatos para estreitar estes laços, pois nem todo mundo quer perder tempo informando dados pessoais, como seu celular, e-mail e data de nascimento, por exemplo. Mas e se você oferecer algo em troca? Criar um e-book, criar sorteios ou outro mimo que tenha valor para seu público, pode ser uma boa oportunidade. Só não esqueça de pedir para seu cliente autorizar o envio de mensagens (nada de comprar listas de e-mail de pessoas que nada tem de relação com o seu negócio).

6. Personalize a mensagem
Use uma linguagem pessoal, humana, emocional. Mensagens com ofertas especiais podem ser enviadas por e-mail ou SMS para cada segmento do seu público. Procure conversar com seu público como se fosse um amigo. Especialmente em emails isto pode funcionar muito bem.

7. Suba nas buscas
Estar entre os primeiros colocados no Google quando seu cliente a procurar, é bem importante. Duas ações devem ser executadas paralelamente. A primeira é otimizar o conteúdo do seu site para ser achado mais facilmente (usando técnicas de SEO ou contratando um profissional especializado); a segunda é comprar palavras-chave relevantes para seu negócio e ser uma das primeiras da lista de links patrocinados. Você não precisa gastar rios de dinheiro, comece com orçamento que tiver, vá medindo os resultados e investindo aos poucos.

8. Caia na Rede
Lembra quando falamos que relacionamento é tudo? As redes sociais se tornaram uma ferramenta eficiente para conversar com seu público, uma oportunidade de criar uma comunidade de pessoas envolvidas com o que você tem para compartilhar. Use estes serviços para divulgar o que você faz, não se esqueça de compartilhar seu propósito. As pessoas se identificam com o que você acredita, não com O QUE você faz. Pessoas gostam de histórias, de pessoas. Conte histórias interessantes sobre seu negócio. Crie laços. Lembre-se número de curtidas não mede nível de engajamento. Quantas destas pessoas realmente acreditam, valorizam e comprariam o que você tem a oferecer? Foque-se nisto.

9. Descontos por SMS
Você sabia que 97% das pessoas que recebem msg pelo celular leem o que você envia, contra 1,5% do email? Um restaurante ou uma loja por exemplo pode selecionar uma base de clientes e mardar um SMS anunciando descontos exclusivos.

10. Crie com o seu público
Estar nas redes sociais ajuda você a criar uma comunidade de pessoas que estejam interessadas a conhecer o que você tem a oferecer, mas há uma outra vantagem também muito importante para seu marketing. A sua oportunidade de ouvir. Sim, ouvir o que eles querem, suas ideias e sugestões. Já pensou em perguntar o que seu público gostaria? Ou pedir sugestões para seu novo produto ou serviço? Você pode se surpreender com os resultados.

E você? O que tem feito para turbinar suas vendas? O que tem funcionado no seu caso? Compartilhe com a gente nos comentários 😉

Gostou das ideias? Quer aprender mais?

Obrigada e até a próxima,
por Karine Drumond

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Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

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