15 dicas para arrasar na entrevista de emprego

15 dicas para arrasar na entrevista de emprego

Estar preparada para uma entrevista é peça chave para conquistar o emprego dos seus sonhos. No dia você tem que estar nos trinques e preparada para tudo que acontecer conforme o esperado. Reunimos 15 dicas para não fazer feio e conseguir se destacar. Confira:

1) Leve um currículo:Tudo bem que os recrutadores já tem um, mas não custa nada garantir. Imprima ao menos três exemplares e carregue na bolsa. Tente não amassar para causar uma boa impressão no momento de entrega. Essa pode ser uma boa forma de iniciar a conversa e quebrar o gelo.

2) Use a roupa certa: Ao escolher aquela vaga você já tem uma ideia de qual é o esquema da empresa. Vá conforme manda o figurino. Empresas mais formais, use uma roupa social. Já as descoladas, pode usar uma roupa mais informal. Mesmo assim, em ambos casos vale o bom senso – sapato fechado, camisas discretas e maquiagem leve.

3) Seja educada e pontual: Chegar atrasada na entrevista de emprego é o maior erro que pode cometer. Estude o trajeto na internet e, se achar que for preciso, uns dias antes, teste o caminho e veja qual é o melhor trajeto para percorrer. A todo momento mantenha a educação cumprimentando todos que cruza, agradecendo e pedindo licença.

4) Conheça a empresa: Assim que agendou a entrevista, dê uma olhadinha no site. Pesquise em que atuam, procure notícias de como estão no mercado e pense numa justificativa para ser aceita na vaga. Tenha na ponta da língua o nome do presidente e tenha ideia da estratégia de mercado da empresa.

5) Saiba quais são os concorrentes: Com uma rápida busca na internet já conhece quem são os principais rivais de mercado. Procure informações ou pense numa maneira de como a empresa atua nesse mercado contra a concorrência. Se for sem saber nada, pode perder pontos, então fique atenta.

6) Esteja atualizada: Independente da área que for atuar, saber quais são as notícias do dia e o que está acontecendo no mundo é muito bom. Ao se atualizar pode ter ideias para montar uma redação e argumentar em possíveis assuntos levantados durante a entrevista. Lembre-se: informação nunca é demais.

7) Se prepare desde a entrada no prédio: Não pense que a sua avaliação começa apenas ali dentro da sala. Esteja preparada desde a sua entrada no prédio, existem chances de ser avaliadas pelas câmeras do prédio ou cruzar com um dos recrutadores no hall. Mantenha a boa educação e tenha esperteza para testes.

8) Pense em possíveis perguntas: Em toda entrevista sempre tem as perguntas mais clichês. O segredo é fugir da massa e dar uma resposta criativa e inovadora. Esse é o seu papel no dia, nada além disso. Vá preparada para responder questionamentos simples e dos mais complexos.

9) Crie argumentos para ser contratada: O desejo de ser contratada é de todas as suas concorrentes. Porém, vá com justificativas de que é essencial para aquela vaga. Pense em características positivas suas que podem agregar nessa escolha. Fale isso no momento certo e evite arrogância.

10) Não marque nenhum compromisso: Mesmo que tenha uma estimativa de tempo, não sabe ao certo quanto tempo vai durar toda a seleção. Por isso avise parentes, namorado ou marido sobre a entrevista. Não tem nada pior do que ficar aflita e olhando no relógio o tempo todo. Compromissos só no outro dia.

11) Prepare-se para testes e dinâmicas: Um dos motivos de acertar no modelito é estar confortável nessa hora. Imagina que mico na dinâmica se estiver com uma blusa decotada demais? E ao estar preparada vai criar argumentos e justificativas para arrasar com o outros candidatos.

12) Seja sincera: Em todas as etapas da seleção fale a verdade. Em momento algum pense em tirar vantagem ou inventar alguma informação. Vai ser muito feio se descobrirem, ou pior, quando estiver trabalhando o fato criado pode te prejudicar na rotina.

13) Esteja bem alimentada: Como não sabe quanto tempo vai durar a entrevista e não tem noção de qual estrutura é oferecida para os candidatos esteja preparada. Além de ter feito refeições suficientes para te manter bem, leve com você uma bolachinha ou barrinha de cereal para quando a fome apertar.

14) Seja direta e fuja dos clichês: É só dar uma rápida busca na internet que encontrará respostas e perguntas mais feitas na entrevista de emprego. O que vai fazer um diferencial nessa hora são os argumentos poderosos. Esteja munida de todos eles e faça a diferença na hora da entrevista.

15) Tire todas suas dúvidas: Quando explicarem da vaga coisas como salário, benefícios e funções – fique atenta. Não saia do lugar com nenhuma dúvida ou sem entender alguma coisa. Pergunte quantas vezes for necessário e não tenha vergonha das perguntas mais básicas.

Se sente mais preparada agora?

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close