15 ideias para criar valor para sua marca e se destacar da multidão

15 ideias para criar valor para sua marca e se destacar da multidão

*Todo mês o Finanças Femininas publica uma coluna mensal do Negócio de Mulher. Desta vez o assunto será fortalecer seus pontos fortes e se destacar. 

Por Karine Drumond

Estou lendo o livro Personal Branding do Arthur Bender cheio de insights bacana sobre Personal Branding/Marcas Pessoais e quero compartilhar com vocês as principais ideias por aqui. Pra quem acha que este papo de marca e diferenciação vale só para grandes empresas, vai ficar surpresa com a quantidade de ideias úteis e importantes para estes conhecimentos podem agregar na nossa vida, não só nos negócios.

Preparada para colocar sua marca em cheque?

1. Qual é o seu ponto forte? O que você faz bem que é possível gerar um valor ou benefício único? Se não consegue listar ao menos 3 pontos fortes, a gente te ajuda aqui.

2. Qual é a sua palavra-chave? Com quais adjetivos você gostaria de ser associada? Inteligente? Divertida-criativa? Intelectual? ou poderia ser alguma palavra relacionada ao seu trabalho? Em que você quer se tornar uma referência? Fotografia-infantil-criativa, Designer-produtora-cultural, Marketing Digital, Papelaria-artesanal-criativa? Quanto mais específico suas palavras forem maior sua chance de se destacar. Você consegue criar uma combinação única de palavras e associar estes conceitos da sua marca pessoal? Apodere-se destes conceitos chave e espalhe em sua comunicação.

3. Sinalize-se. A sua marca  é comunicada através dos sinais e simbolos que você usa. Por exemplo, forma de vestir, de se comunicar, atitudes, ambiente de trabalho, logo, site… Você tem emitido os sinais certos? E sua logo, transmite a mensagem certa?

4. Por que você e não um concorrente? Se não há diferencial, as pessoas vão buscar pelo menor preço. Simples assim, sem vantagem, é difícil competir. Se você, seu produto ou serviços estão nesta situação, procure criar valor para sua marca. Como? Há várias formas de você fazer isso. Encontre a que vai funcionar para você. Resgate seu propósito, Inove a partir dos feedback dos seus clientes, Invista em conhecimento, Novas tecnologias, Foque em um nicho ou uma técnica…

5. Seja muito boa em uma coisa. Não tente ser tudo para todo mundo.

cada um nasce para ser uma coisa na vida

6. Você está fazendo alguma diferença? Você consegue resolver um problema de uma forma única? Que benefícios você agrega às pessoas que compram de você? Que diferença seu negócio ou trabalho faz na vida das pessoas? Se seu projeto ou negócio não existisse mais o que as pessoas perderiam? Este é o ponto.

7. Inicie alguma coisa. Se você ou seu negócio parecem estar mergulhados em um mar de mesmice, inicie alguma coisa. Não precisa de muito. Crie um evento, faça uma palestra, Inicie um movimento, crie um ebook gratuito, dê algo gratuito, preencha vazios e seja reconhecido como um líder de um grupo específico, mesmo que pequeno…

8. Não tenha medo de errar. Experimente. Sem fracasso não há desenvolvimento, não há oportunidade para o NOVO.

9. Diferencie-se pelo conhecimento. Estude tudo sobre um determinado nicho, seja expert do assunto. O conhecimento dá segurança, a paixão dá brilho no olhar.

10. Melhore seu produto ou serviço. Peça feedback. Descubra como as outras pessoas enxergam você, a que palavras elas associam você ou seu negócio? Está alinhado com o que você deseja? Como você pode melhorar a sua oferta?

fortaleça sua marca

11. Tenha um propósito. Qual o significado do seu trabalho? Por que você decidiu iniciar o seu projeto? Esta é a sua causa, seu propósito. Ele deve ficar claro para o resto do mundo, na sua comunicação, para seus clientes, parceiros… As pessoas compram o que você acredita.

12. Tenha uma visão. O que você quer conquistar? Ter visão e objetivos ajudarão você a buscar a diferenciação. É aquela velha e clichê história de “tenha um objetivo e o universo conspirará ao seu favor“. Mas é bem verdade 😉

13. Compartilhe sua história. Você tem uma história interessante sobre seu projeto, ou negócio? Compartilhe. Faça um video, publique em blogs, conte sua história nas redes sociais, crie um evento para pessoas com histórias parecidas. Nós todos gostamos de histórias, isso gera empatia, credibilidade.

14. Recolha depoimentos. Pare de falar de como o seu projeto é legal e comece a mostrar os resultados. Como ele ajuda as pessoas, como ele gera valor, encanta… ou como ele se diferencia. Você consegue criar pequenos videos para contar estas histórias? Divulgue os depoimentos, fotos e histórias dos seus clientes.

15. Ensine. Você é muito boa em algum trabalho manual? Já pensou em além de produzir e vender seus produtos, em criar um curso para ensinar outras apaixonadas como você? Ensinar, além de gerar valor para sua marca, também cria oportunidades, parcerias e credibilidade. Já pensou em criar um livro digital? um curso online? um curso presencial? Experimente. Você pode se surpreender com a quantidade de pessoas também interessadas no que você tem para ensinar. E você, o que você tem feito para criar valor para sua marca?

Este texto foi originalmente publicado no site Negócio de Mulher

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Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

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