3 lições que aprendi com o meu fracasso

13.05.2016

-

Por Rede Mulher Empreendedora

3 lições que aprendi com o meu fracasso

*Fernanda Nascimento

Imagino se eu não tivesse sido demitida no começo da crise, no fim de 2013. Fiquei desesperada, me senti incapaz, culpei os outros, a vida, os céus, até que culpei a mim mesma. Pensei muito, tentando entender qual era a saída.

Entendi algumas lições, outras ainda precisam ser compreendidas, mas o fracasso definitivamente me fez seguir em frente mais forte e melhor. Você deve ter uma história como essa, em dois dos sentidos do verbo: por ser provável e porque a lição é necessária. Então, mesmo que ainda não tenha experimentado esse amargo sabor, vou dividir com você três coisas que aprendi depois de fracassar.

Você também pode gostar:
As ilusões de uma empreendedora iniciante
5 maneiras de se manter positiva como empreendedora em tempos de crise
7 empreendedoras brasileiras que irão te inspirar

1. O fracasso não é nada mais do que a forma que a vida usa para lhe mostrar que alguma coisa está fora da rota.

Não precisamos ter vergonha do fracasso, tampouco achar que ele precisa se repetir diversas vezes para que sejamos melhores. Aprimorar nossas capacidades pouco a pouco, todos os dias, deve ser meta de toda empreendedora, até porque o mercado não para.

Com tantas adversidades e novidades frequentes, ainda mais em tempos digitais, não podemos nos dar ao luxo de relaxar. Parece mais difícil do que é, garanto. E para dar o primeiro passo, sugiro definir uma rotina e metas realistas para si mesma como indicadores de sucesso. Esforce-se para alcançar algo tangível a cada dia.

empresa_fracasso

2. O segredo é prestar contas a você mesma. Assim, você descobre mais rápido quais os riscos de falhar.

Podemos começar definindo um objetivo por dia, algo que seja possível atingir em uma porção de tempo realista. Pode ser uma tarefa inteira, do começo ao fim, ou o início de um projeto maior. Marque na sua agenda um horário de começo e de término, e foque nessa tarefa. Se executá-la demorar mais tempo do que tinha planejado originalmente, anote o aprendizado. Quer que te conte um segredo? Não somos boas em agendar as atividades corretamente, por isso precisamos exercitar este hábito.

3. A melhor maneira de superar o fracasso é agir.

A ação, por si só, tem um poder incrível de nos fazer sentir como vencedoras. Se estamos trabalhando com planejamento, acreditamos no sucesso da empreitada antes mesmo do fim. Sentimos que estamos no comando, com controle total, agindo de acordo com a nossa expectativa.

Quando encaramos o fracasso como parte do jogo, ele se torna um elemento precioso no caminho empreendedor. Use com sabedoria o que aprender com ele e certamente suas lições ajudarão a solidificar seu negócio e seus resultados.

*Fernanda Nascimento, tem mais de 21 anos de experiência em marketing estratégico. É especialista em marketing digital e branding, com passagem por grandes multinacionais como o grupo americano Danaher e a alemã Volkswagen. Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Rede Mulher Empreendedora, sócia da Stratlab, presta consultoria para PMEs na área de Desenvolvimento de Negócios e Planejamento Estratégico, incentiva a inovação para resultados mais rápidos e a digitalização do marketing para a certeza da conversão em vendas. 

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

redemulherempreendedora

Rede Mulher Empreendedora

Ela Empreendedora

close