3 Perguntas que você precisa se fazer antes de terminar o ano

3 Perguntas que você precisa se fazer antes de terminar o ano

*Luciana Panteleiciuc

Uma das coisas que eu gosto de fazer antes de o ano terminar são as perguntas que vou compartilhar com você hoje. Esse pequeno ritual me ajuda a começar o ano com mais clareza e renovada – e ele vai te ajudar a criar um ano incrível e produtivo.

Estou falando de 3 perguntas bem fáceis que vão te ajudar a digerir o que você fez e abrir mão do que não te serve mais.

Anote as dicas:

Pergunta #1: Qual a experiência deste ano que eu me orgulho de ter passado?

Fazemos tudo correndo, no piloto automático. Raramente paramos para digerir e reconhecer nossos progressos. O que você fez acontecer neste ano? Pequenas coisas e grandes coisas, não importa. O que você criou, o que você experimentou ou fez que te traz orgulho? E por que escrever? Somos MUITO CRÍTICAS, achamos que não somos boas o suficiente, rápidas o suficiente, capazes e assim por diante… Isso vai afetar seu 2018 porque você vai caminhar para o próximo ano desanimada, como quem não fez nada. Responder essa pergunta e usá-la como sua “frase de vitória”, vai te trazer contentamento e uma sensação de realização que você vai levar para o próximo ano e vai te incentivar a crescer cada vez mais.

Pergunta #2: Que erros eu cometi que me ensinaram algo?

Que lições eu aprendi que vão me alavancar para o próximo nível? Essa pergunta é MUITO importante! Ter um entendimento profundo do que deu errado, mas com consciência de que a experiência negativa trouxe um aprendizado. Talvez você tenha que esperar um tempo para as emoções passarem, ou pedir ajuda de alguém de fora.

Olhe para seu ano e se pergunte: o que não deu certo? Quais são os planos que não saíram como o previsto? Quais lições eu aprendi? Como posso fazer melhor na próxima vez? Como posso usar isso para crescer e me tornar mais sábia?

Atenção: Não aprendemos com a experiência, aprendemos com a experiência que a gente reflete…escreve, lê, internaliza e MUDA!

ano-novo

Pergunta #3: Do que eu vou abrir mão?

Sim! Talvez você seja uma pessoa que gosta de guardar lembranças do passado. Mas está na hora de você se libertar das coisas que estão te atrapalhando, te travando, te impedindo de avançar há anos! Liberte-se de qualquer coisa que você se comprometeu, meta, sonho que não está mais em sintonia com quem você é HOJE e quem você quer se tornar no futuro. E então, internalize e observe, quais ressentimentos, raivas, machucados, culpa, vergonha, embaraços que você continua carregando ano após ano…TODAS nós fazemos isso!

Que histórias você continua contando para você e para os outros que não te servem mais? Exemplo: estou muito velha, isso não é para mim, sou muito jovem, não sou tão rápida assim, não entendo de tecnologia, não sei como lidar com meu dinheiro, sou péssima em finanças, etc… Eu te pergunto: quem você seria se abrisse mão dessas histórias que roubam seu poder?

Atenção: você não imagina o quanto isso está te atrasando. Liberte-se, ao se livrar de algo que vem carregando há décadas, você estará abrindo portas onde antes haviam muralhas.

Estas 3 perguntas vão te ajudar a ter um ano muito melhor!

Envie um e-mail para contato@coachdemulheres.com.br, coloque no assunto: “Leitora do Finanças Femininas-#blackfriday” e peça mais informações sobre o meu programa “Meu Melhor Ano” com 50% de desconto.

*Luciana Panteleiciuc é master coach e mentora de Liderança Feminina, escritora e palestrante, possui uma carreira de mais de 30 anos como executiva desenvolvendo, gerindo e liderando pessoas. Graduada em Administração de Empresas pela FAAP com especialização em marketing, é formada em Coaching pelo Instituto Holos. É sócia-diretora da Binah Marketing, consultoria de desenvolvimento humano e marketing, além de ser responsável pelo site https://www.coachdemulheres.com.br/

Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Lu Pante

Lu Pante

Líder de si

close