3 tipos de gastos para cortar do orçamento

3 tipos de gastos para cortar do orçamento

Ter o controle do orçamento deixa a nossa vida muito mais simples. Quem deixa de organizar as contas por preguiça acaba perdendo por não conseguir mapear o fluxo do dinheiro. Numa boa, fazer esse controle é muito mais fácil do que você pensa! E se você não quer ter o trabalho de ter que começar tudo do zero, o Finanças Femininas te dá uma força com uma ferramenta super prática de usar.

Os gastos menores

Bom, para quem está começando a controlar de perto o orçamento agora, o nosso conselho é identificar os gastos que são completamente desnecessários, pois é justamente em cima deles que você vai agir para reduzir as suas despesas. O que normalmente a gente deixa passar sem perceber são os gastos pequenos, mas cotidianos. Por exemplo, sem olhar de perto o seu orçamento, você sabe ao certo o quanto gasta por mês com o cafezinho na padaria ou com o os docinhos de sobremesa?

Como bem dizem as nossas avós, “de grão em grão, a galinha enche o papo”. Sendo assim, se você corta o hábito dessas pequenas despesas, com certeza vai sobrar uma grana a mais no fim do mês. E não é que você precise ficar sem comer ou beber, mas criar o hábito de fazer o café em casa, por exemplo, com certeza sai bem mais barato do que passar na padaria todo dia para fazer isso.

3 tipos de gastos para cortar do orçamento

Os gastos por displicência

A data de vencimento das contas chegou, você até tem o dinheiro para pagar, mas no meio da correria acabou esquecendo e deixando para pagar na semana seguinte. Obviamente o valor vai ficar um pouco mais caro, em função dos juros. Ainda que a diferença não seja tão grande, é dinheiro literalmente desperdiçado!

Se você garante sempre uma quantia na conta bancária para cobrir suas despesas fixas mensais, vale a pena cadastrar as contas que puder no débito automático. Mas fique atenta, para você fazer isso é preciso que tenha sempre a certeza de que vai ter dinheiro em conta para cobrir essas despesas, sem o risco de passar sufoco. Se você estiver no vermelho e a conta for debitada, a despesa provavelmente será coberta com dinheiro do cheque especial.

Caso você não veja vantagem em cadastrar as contas no débito automático, crie sempre um calendário, que fique bem à vista em casa ou no local de trabalho, para que você programe-se com antecedência para pagar suas contas sem atraso.

Gastos por imprudência

Em um determinado mês suas contas saíram um pouco do controle e você não consegue lembrar-se bem do motivo. Mas quando começa a lançar suas despesas na planilha, vem a lembrança daquela multa por parar em fila dupla na porta da escola do filho, ou aquela multa do condomínio por excesso de barulho em horário não permitido.

Enfim, o bolso sente o peso daqueles deslizes que na hora que acontecem a gente nem se dá conta do quanto vão nos prejudicar!

Se este tipo de situação é recorrente na sua rotina, procure policiar-se com mais rigor. No fim do mês o seu bolso certamente vai agradecer muito!

 

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close