4 aplicativos para economizar água

4 aplicativos para economizar água

Economizar água é um assunto mais que recorrente nos últimos meses. Além da grave seca que assola diversas regiões do país e os baixos níveis de reservatórios importantes, como é o caso da Cantareira, gastar água em excesso pesa também em seu bolso. A gente sabe das dicas básicas para reduzir o consumo, mas e se você pudesse monitorar o que gasta com mais precisão?

Com tanta tecnologia no mundo, é claro que isso é possível. Aliás, fazer este controle é bem simples. Para que você economize com a conta de água e ainda deixe de prejudicar o meio ambiente com o desperdício, nós listamos alguns aplicativos bem úteis para ajudar a reduzir o consumo no cotidiano.

Fake shower

Pode ser difícil de acreditar, mas ainda tem muita gente que usa a estratégia de manter as torneiras da pia ou do chuveiro ligadas para “camuflar” os sons desagradáveis que saem do banheiro. Se por um lado o constrangimento é evitado, desperdiçar tanta água só para isso é inaceitável!

Para resolver o problema de um jeito muito prático, basta instalar o Fake Shower no seu Iphone. O aplicativo é bem simples, mas muito funcional: imita o barulho da água descendo para que você fique à vontade no banheiro e assim evita que a água seja desperdiçada. Ao final, o sistema ainda te mostra quantos litros d’água foram economizados enquanto o aplicativo funcionava.

Sai desse banho

Este é o aplicativo ideal para quem acha que precisa de um incentivo para ser mais disciplinada com o tempo que gasta embaixo do chuveiro. Com metas de redução de tempo gradativas, ele dispara um alarme com uma música estridente em caso de você extrapolar o tempo estipulado para o seu banho, ou seja,  te causa tamanho desconforto que você vê-se obrigada a desligar o chuveiro! Assim como no fake shower, ele te mostra quantos litros d’água são economizados com os banhos reduzidos.

sai_desse_banho

Pegada Hydros

Aplicativo interessante para quem gosta não só de monitorar o consumo, mas de ter dados comparativos em mãos. Por meio de um questionário amplo, o aplicativo mede o seu consumo diário de água e compara seu gasto com o que seria o ideal e a média global. O site disponibiliza a plataforma tanto para Ios quanto para Android.

Pegada_hydros

 

Manual de etiqueta sustentável

O material foi elaborado reunindo conteúdo de 38 revistas da Editora Abril, com 50 práticas relacionadas a consumo sustentável de recursos naturais em geral. O aplicativo divide as dicas em temas e dá dimensões de esforço do usuário para aplicar o sugerido, bem como o impacto da aplicação das mesmas no meio ambiente.

Manual_de_etiqueta_sustentavel

 

Se você ainda quiser um incentivo maior para economizar água, vale a pena ficar de olho na situação dos reservatórios de água em São Paulo, principalmente na Cantareira. Cuidar do seu bolso pode ser uma responsabilidade somente sua, mas o cuidado com o meio ambiente é tarefa para todas nós!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close