4 exemplos para turbinar a sua criatividade

4 exemplos para turbinar a sua criatividade

Qual é o combustível para a sua criatividade? Observar o comportamento humano? Os detalhes que podem chamar sua atenção em um momento banal, como a espera no semáforo? A verdade é que as vezes sofremos para que nasça uma boa ideia, sem a percepção de que ela pode aparecer depois de situações completamente inesperadas ou inusitadas.

Seja quais forem os seus interesses, a sua área de atuação, ter a mente aberta para observar com cuidado o mundo ao seu redor pode ser a chave para manter a mente sempre criativa.

Então antes de sentar-se à frente do computador e fazer um esforço enorme para tentar criar algo novo, preste atenção em alguns exemplos de ideias super criativas, que nasceram diante de olhares atentos!

Como elevar a moral de um carro

Dizer que a propaganda é a alma do negócio é reforçar um clichê. Mas esse é daqueles que tem muito valor, que o diga o cineasta americano Luke Aker. Ele arranjou um jeito tão sensacional de anunciar o carro – um Nissan Maxima de 1996 em péssimo estado – que a própria marca resolveu comprá-lo.

A combinação de humor e inteligência na criação do anúncio, fizeram com o que o carro todo cheio de problemas parecesse um negócio da China! Além da venda garantida, a Nissan ainda doou U$ 1.000 para uma instituição de caridade à escolha do cineasta.

Copo descartável dá origem a ideia que salva vidas

Três dias depois da tragédia causada pelo furacão Katrina – que causou cerca de mil mortes nos Estados Unidos – o designer Michael McDaniel começou a trabalhar em um projeto de alojamentos práticos e funcionais para casos de emergências. O start para inspirar o que daria praticidade ao produto foi um copo de café descartável, item extremamente comum na rotina dos norte-americanos.

Com base na estrutura do copo, Michael bolou um alojamento em que cabem 4 pessoas adultas, porta digital e controle interno de clima. O mais interessante de tudo? A estrutura é feita de encaixe, assim como um copo pode ser colocado dentro de outro. Dessa forma, um só caminhão pode transportar vários alojamentos. Funcional, simples e extremamente útil, dá uma olhada!

As contradições humanas em forma de arte

A visão crítica sobre o mundo é o fomento perfeito para uma grande ideia. E partindo dessa premissa, o artista Pawel Kuczynski resolveu retratar as contradições do ser humano em imagens instigantes. Os desenhos te levam a pensar em questões profundas que permeiam o nosso cotidiano, mas que passam despercebidas. Por exemplo, se você não for uma pessoa vegetariana, já parou para pensar que não se importa em comer a carne de uma galinha, mas não teria coragem de comer um cachorro ou um gato? Vale a pena conferir mais sobre o trabalho dele, todo embasado em questões existencialistas.

arte pawel Kuczynski/divulgacao

A velha dicotomia mulheres x homens

Os anos passam, a sociedade vai tentando evoluir, mas volta e meia surge o velho (e batido) debate do que é “função de homem e função de mulher”. Desigualdades no mercado de trabalho, posturas preconceituosas com este ou aquele gênero por questões comportamentais, tudo isso infelizmente ainda faz parte do nosso cotidiano. Muito homem ainda se sente “mordido” quando perde uma competição para uma mulher. Tem também aquele que fica com medo de virar motivo de chacota se o pessoal do escritório descobrir que ele lava e passa para a mulher.

E neste universo de eterno dilema entre homens e mulheres, a fotógrafa Nir Arieli cria um maravilhoso ensaio que provoca os homens a explorarem mais a sensibilidade, sem medo de trazerem para si a delicadeza feminina. Assim como o caso do artista que citamos acima, este é um exemplo de criatividade embasada em questões mais profundas em nosso cotidiano.

Nir Arieli/divulgação

O importante é justamente isso. Nós temos um mundo de possibilidades que servem de base para a criatividade. Seu potencial criativo no escritório não precisa ficar restrito ao que você consegue bolar em horário de expediente, atrás do seu computador. Seu modo de enxergar o mundo, suas ideologias, as conversas de bar com amigos, o que você observou na rua quando estava parada no trânsito, aquela notícia que te deixou indignada, tudo que te cerca pode alimentar sua criatividade.

Então, se você anda desmotivada, achando que sua mente não anda tão produtiva como gostaria, abra mais a mente e os olhos ao seu redor. A grande ideia da sua vida pode estar bem debaixo dos seus olhos e você não está conseguindo enxergar!

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close