4 maneiras de ganhar mais tempo

4 maneiras de ganhar mais tempo

Chegou a hora de bater o cartão para ir embora e você nem percebeu o dia passando. Pior ainda, a jornada de trabalho não foi nada produtiva. Ai fica aquela sensação incômoda de algo está errado, de que você poderia aproveitar melhor seu tempo. Mas com tantas coisas para fazer, do momento do despertar até a hora de dormir, como fazer o dia render mais?

A verdade é que desperdiçamos muito tempo em tarefas curtas, que aparentemente não fazem diferença alguma. A questão é que no fim das contas elas fazem diferença sim, e muita!

Você não faz a conta, mas acaba perdendo preciosos minutos e horas do seu dia com o excesso de atenção a atividades banais. Quer ver só?

Não enrole com as tarefas curtas

Enviar um email, colocar o lixo para fora de casa, ligar para sua mãe para saber se está tudo bem. Em geral, tarefas assim não chegam a tomar nem dez minutos do seu dia, correto? Então por que enrolar? Pare de perder tempo adiando coisas simples.

Faça primeiro as coisas que vão lhe tomar menos tempo, assim você fica livre para fazer as coisas mais demoradas. Eliminar primeiro as tarefas mais rápidas é uma forma de impedir que você fique procrastinando. É um bom jeito de entrar no ritmo do dia!

Não deixe seu smartphone te dominar

O “beep” do celular apita a cada cinco minutos. Um email novo, alguém te chamando no whatsapp, uma foto nova publicada no instagram, enfim, é uma loucura! Você mal usa o aparelho para realmente conversar, mas mexe nele praticamente o tempo todo.

Livre-se dessa armadilha, policie-se quanto ao uso do smartphone. O objetivo do aparelho é tornar sua vida mais prática, não torná-la escrava da tecnologia. Tem hora para tudo, para responder email, para conversar com os outros, para checar as atualizações das redes sociais. Se você entrar na paranoia de querer fazer tudo ao mesmo tempo, não terá espaço para fazer mais nada ao seu redor.

4 formas de ganhar mais tempo

Otimize o tempo no trânsito

Gastar uma fatia de nosso precioso dia no trânsito é praticamente inevitável. Portanto, o que você acha de aproveitar melhor este tempo. Não adianta ficar reclamando, buzinando, arriscando manobras imprudentes para tentar fugir dos engarrafamentos, o jeito é ter paciência, por mais que seja difícil.

Enquanto espera atrás do volante, você pode ligar o rádio em uma estação de notícias, assim se atualiza do que há de mais importante no dia, pode também colocar algum mp3 com aulas de idiomas, é uma forma de aperfeiçoar a escuta e o vocabulário.

Se você vai de ônibus ou metrô, aproveite o tempo para ler um livro, um jornal, enfim, para preencher o trajeto com algo produtivo.

Controle seus impulsos

Quando você senta diante de seu computador a tentação é grande para checar o facebook a cada cinco minutos, conversar com os amigos, navegar por sites com curiosidades, enfim, matar o tempo com entretenimento. E assim o seu dia vai esgotando-se sem que você perceba.

Controle seus impulsos, seja disciplinada para dividir seu tempo entre as tarefas. Deixe para conferir as redes sociais em casa, ou mesmo no finalzinho do expediente, quando já tiver feito tudo aquilo que precisava.

 

Viu só? Seu dia pode ser bem mais produtivo se você for mais disciplinada. E então, por onde pretende começar?

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close