4 passos para falar para seu chefe que você está com problemas no trabalho

4 passos para falar para seu chefe que você está com problemas no trabalho

Muitas pessoas tremem só de pensar em conversar com o chefe – especialmente quando é para relatar algum problema, afinal, surge aquele medo de não parecer competente o suficiente. Porém, algumas situações pedem intervenção. Você pode estar com dificuldades em lidar com um cliente complicado, em um conflito com um colega de trabalho ou até mesmo se sentindo estagnada em um determinado projeto.

Quando pedir ajuda é uma boa? E como abordar o chefe para relatar a dificuldade? Veja algumas orientações a seguir. As dicas são do site The Everygirl.

Saiba quando levar o problema para seu chefe

Existe uma pergunta que você deve fazer para si mesma antes de levar o problema para seus superiores: você já tentou solucionar a questão por si mesma? Se não, antes, tente algumas soluções. Assim, a conversa será mais produtiva.

Se você conseguir resolver por si mesma, deve se fazer outra pergunta: há algo que seu chefe deva saber sobre isso? Por exemplo, talvez você sempre tenha problemas em um determinado momento do fluxo de trabalho, o que pode significar que algo na rotina deve ser revisto para que as coisas fluam melhor. Ou, quem sabe, seus superiores devam saber sobre o conflito que você teve com o cliente – é melhor que ele ou ela ouça dos seus lábios do que pelos dos outros.

Como levar um problema ao seu chefe

Existem maneiras de fazer isso para que a conversa seja produtiva, efetiva e você não pareça uma dedo-duro ou ineficiente. Se você decidiu levar a dificuldade adiante, veja os passos a seguir.

1. Junte todas as informações necessárias

Seu superior precisará saber tudo o que aconteceu para ajudá-la a resolver a questão. Então, antes de marcar a reunião, garanta que você terá todas as informações necessárias – como quem está envolvido no problema e quais erros possivelmente levaram a esse ponto. Quanto mais dados, maiores as chances de ele conseguir ajudá-la a encontrar uma solução.

falar-chefe-problemas

2. Leve uma solução em potencial

Se há algo que irrita chefes em geral é o hábito de procurá-los com problemas sem sequer ter algum palpite de como resolver a situação. Seu papel em uma empresa não é apenas cumprir as tarefas e responsabilidades do dia a dia, mas também resolver adversidades da melhor forma possível. Proponha possíveis próximos passos. Com esse ponto de partida, você e seu gestor terão uma conversa muito mais produtiva sobre como prosseguir.

3. Marque uma reunião

É muito provável que você não esteja lidando com qualquer probleminha – senão, nem se preocuparia em levar a questão para a chefia. Ou seja, abordá-la no corredor da empresa pode não ser a melhor alternativa. Em vez disso, procure um tempo na agenda de seu gestor para que vocês dois sentem e deem toda a atenção necessária.

Você pode mandar um email:

Oi, [nome do/a chefe],

Estou com algumas dificuldades com [diga o problema] e gostaria de saber se podemos tirar um tempo para falar sobre isso. Você tem algum espaço na agenda para sentarmos e conversarmos? Não levaria mais do que 20 minutos.

Obrigada,
[Seu nome]

4. Guarde os conselhos para a próxima vez

Depois que vocês chegarem a uma conclusão, é muito importante lembrar qual foi a resposta e seguir em frente. Assim, toda vez que você estiver em uma situação parecida, saberá o que fazer sem precisar de outro aconselhamento. Vale lembrar que isso não tira sua responsabilidade de sempre atualizar os superiores sobre problemas que surjam, mesmo que você dê conta deles por si só.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Ana Paula de Araujo

Ana Paula de Araujo

Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

close