5 armadilhas clássicas na hora de oferecer o empréstimo consignado

5 armadilhas clássicas na hora de oferecer o empréstimo consignado

Entre as modalidades de empréstimos disponíveis no mercado, o consignado é um tipo bastante popular. Disponível para aposentados, pensionistas, funcionários públicos e empregados de algumas empresas privadas, o empréstimo costuma ser descontado direto na folha de pagamento. Como a segurança de quem empresta é grande, os juros costumam ser mais atraentes do que em outros tipos de empréstimos.

Não se engane, no entanto, quanto às inúmeras “facilidades” que são oferecidas por ai, justamente com o intuito de te fazer contratar o empréstimo sem pensar duas vezes. Essa popularidade do consignado faz com que ele seja o contexto para uma série de armadilhas que podem lhe render grandes prejuízos, veja como identificar algumas delas.

Telefonemas com informações falsas

Caso você seja aposentada e receba um telefonema de alguém se identificando como funcionário da Previdência Social, desconfie e não forneça nenhum dado. Este tipo de contato não é feito pelo INSS, justamente para evitar golpes. Se tiver dúvidas sobre qualquer assunto relacionado à sua aposentadoria, procure o órgão diretamente. Esses telefonemas feitos por falsos funcionários da Previdência Social são formas de conseguir seus dados para fazer uma dívida em seu nome.

Oferta de venda casada

Não aceite as pressões do banco ou da financeira no sentido de tentarem fazer com que você compre um seguro ou outro produto como condição para liberação do empréstimo. A prática é conhecida como venda casada e é ilegal.

Quitação da dívida

Conseguiu levantar um dinheiro bem antes do que esperava e quer quitar o empréstimo de uma só vez? Saiba que você tem todo direito de fazer isso. As financeiras e os bancos, por sua vez, podem tentar dificultar sua vida na liberação da quitação. Isso ocorre porque, com o dinheiro à vista, as instituições devem recalcular o valor da dívida, que diminui em função dos juros que você vai deixar de pagar.

Para receberem um montante maior, o interesse do banco e da financeira é que você continue pagando parcelado. Você, por outro lado, não é obrigada a aceitar essa imposição. Caso esteja com dinheiro em mãos para pagar tudo, não abra mão de seu direito.

ciladas_emprestimo_consignado

De olho no contrato

É importante você redobrar a sua atenção no momento em que estiver fazendo a simulação do empréstimo e nas cláusulas do contrato. Na hora de simular o contrato, o atendente provavelmente terá toda a paciência do mundo. Para assinar o contrato, por outro lado, é possível que ele se esforce para você colocar sua assinatura rápido e prestar pouquíssima atenção aos detalhes.

Isso porque pode acontecer de te apresentarem uma taxa de juros no momento da simulação e uma outra maior no contrato. Sem que você perceba, pode acabar pegando um empréstimo maior do que aquele da simulação. Sendo assim, não precisa nem reforçar que você não deve assinar nada que esteja duvidoso ou contratos com cláusulas em branco!

Fuja dos vendedores de rua

Quem nunca passou pela desconfortável situação de passar por ruas movimentadas, como as de regiões centrais, e deparar-se com o simpático e insistente vendedor que oferece crédito com as maiores facilidades do mundo? Sem comprovação de renda, dinheiro liberado rapidamente, parece tudo muito simples! O problema é que aqui vale aquele velho ditado de que “quando a esmola é muita, o santo desconfia”.

Existem muitas financeiras no mercado sem regulamentação legal, ou seja, clandestinas. Imagina a furada de adquirir uma dívida em nome de uma delas? Fique atenta à empresa que está te oferecendo todas essas facilidades, pesquise para saber sua idoneidade antes de assinar qualquer contrato ou fornecer seus dados.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close