5 dicas de presentes conscientes

5 dicas de presentes conscientes

*Carolina Camocardi

Quando falamos de Natal, instantaneamente lembramos de presentes e mais uma vez o consumismo bate à porta. É uma época onde por muitas vezes não se consegue escapar de certas obrigações e hábitos que anualmente são prejudiciais à vida financeira.

Uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito revelou que quase metade das pessoas comprou algo que nunca usou. Agora imagine isso em presentes. Dos presentes que ganhamos, quantos são necessários e que serão usados? Gastamos nosso dinheiro comprando algo que provavelmente as pessoas nunca irão usar.

Natal é época de compartilhar, olhar para o próximo e ser generoso. Que tal aproveitarmos o conceito natalino para criar novos hábitos de consumo consciente?

Mãos à massa

Nada mais carinhoso e pessoal do que você mesma fazer o presente para uma pessoa querida. As ideias são infinitas, basta dar uma busca na internet para encontrar o presente perfeito. Gaste apenas seu tempo, utilize produtos que já tem em casa e basta um pouco de criatividade.

Faça um bolo natalino, embrulhe em um pano de prato e coloque dentro de uma cesta, amarrando com algumas fitas. Lindo e com cara de família.

Borde alguma camiseta, desenhe com lápis e borde por cima usando qualquer material que tenha em casa. Dobre e faça um rolinho, finalize com uma fita.

Pinte uma caneca, aproveite aquelas que nunca usa e dê uma nova vida, amarre uma fita na alça com uma etiqueta pendurada com o nome da pessoa.

natal-diy

Desapegue-se

Nada como agregar dois momentos: desapegar-se e fazer o outro feliz. Lembre-se daquela sua amiga que gosta daquela blusinha que você quase não usa. Que tal dar nova vida a ela e presentear alguém que você gosta? Você pode criar presentes incríveis apenas observando quem está ao seu redor.

O que elas gostariam de ter e que já não tem mais serventia para você? Faça o exercício e com certeza seu Natal será mais leve no armário e no bolso. E para arrematar, revista uma caixa de sapato com algum tecido velho, roupa que está rasgada, ou use revista e está pronto o embrulho do presente.

Apoie uma causa

Você não precisa ficar presa aos presentes físicos; uma ação pode ser um presente muito mais útil. Se a vontade falar alto, vá fazer um voluntariado em algum lugar que se sinta bem. Mas se não tem escapatória e precisa mesmo comprar algo, então consuma das marcas que estão contribuindo para uma causa maior. Você pode optar pelos selos ou marcas cruelty free, sistema B, negócio com propósito, upcycling, produção verde, entre outras.

Surpreenda

Faça algo inesperado, como escrever uma carta de próprio punho (algo que ninguém mais faz após a criação do e-mail). Quando escrevemos, as palavras expressam o que queremos, mas vai muito além disso. A grafia imprime no papel as emoções do momento. Ao ler uma carta dessas, todos os sentidos estão sendo trabalhados e a conexão que se estabelece com o presenteado é muito mais intensa.

É muito mais do que fazer você mesma, é dar um pouco mais de si e se abrir ao outro.

Seja o presente

Já que natal é tempo de refletir, tire um tempo para você e seja o seu presente. O autoconhecimento é o maior presente que pode se dar. Quando está consigo mesma, está mais plena para estar com os outros e com certeza é o melhor presente que pode se dar.

Boas festas!

Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Carol Camocardi

Carol Camocardi

close