5 dicas para fazer uma viagem de Ano Novo barata

5 dicas para fazer uma viagem de Ano Novo barata

Com as festas de Ano Novo, vem a vontade de comemorar a virada em um lugar diferente. Existem opções para quem curte praias famosas pelo espetáculo dos fogos de artifício e para quem quer fugir do agito e descansar em uma casa de campo. Mas tudo isso tem um custo alto nessa época do ano e é preciso estar com as finanças preparadas para fazer uma viagem tranquila e sem atrapalhar o orçamento.

Confira dicas do especialista em finanças Alexandre Prado para gastar pouco na viagem de Ano Novo.

1 – Considere suas condições financeiras

Pense se o destino escolhido é possível para o seu bolso. Não adianta planejar uma grande viagem com toda a família para uma cidade litorânea cara e começar 2018 com dívidas. Lembre-se: início de ano já vem com contas extras, como IPVA, IPTU e escola. Esteja preparada para isso e passe a virada do ano tranquila.

2 – Faça uma viagem econômica

O ideal é comprar passagens e reservar as acomodações com antecedência. Porém, se você ainda não fez isso, ainda é possível viajar sem gastar muito. Escolha destinos menos badalados, flexibilize datas de partida e chegada e lembre-se de utilizar, se possível, os programas de pontos e milhagens.

“É importante também estabelecer um limite diário para gastos e viajar com pouca bagagem. Outra dica é, ao invés do hotel, optar por outras acomodações mais simples e baratas (hostel, camping, locação de imóvel por curtíssima temporada), mas que inclua os recursos mínimos que necessite”, comenta Prado.

ano-novo

3 – Procure soluções alternativas

Outra dica do especialista é evitar usar táxi e serviços de transfer, optando por transporte público sempre que possível. Busque por restaurantes menos conhecidos e fora de zonas turísticas ou coma na rua, mas não em fast foods. “Compre ingredientes e prepare suas próprias refeições. Outro ponto muito importante: contenha o impulso de fazer muitas compras”, alerta.

4 – Fuja de hotéis e pacotes

Nesta época do ano, os preços de pacotes de viagem e hospedagem chegam, em alguns casos, a serem abusivos. Tome cuidado com pacotes que oferecem muitos itens, como as opções all inclusive e muitos passeios. Essas comodidades saem mais caro e requerem mais tempo de preparação financeira.

Se você já tem um passeio em mente no local de destino, compre os ingressos com antecedência. Outra opção é procurar por cupons de desconto em sites de compra coletiva ou priorizar opções gratuitas.

5 – Busque por destinos menos disputados

Locais mais badalados são sinônimo de gastar mais dinheiro. Busque por destinos menos famosos e proponha para a família um Ano Novo diferente: em cidades do interior ou em um sítio. Já pensou na possibilidade de preparar um jantar em família em casa? Decore uma bela mesa e passe uma virada de ano inesquecível.

Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Gabriella Bertoni

Gabriella Bertoni

Repórter, produz matérias para o Finanças Femininas. Apaixonada por livros e por contar histórias, é recém-chegada em São Paulo e ainda está completamente perdida, mas adorando a cidade.
Fale comigo! :) gabriella@financasfemininas.com.br

close