5 dicas para pensar em alimentação saudável sem gastar demais

5 dicas para pensar em alimentação saudável sem gastar demais

Quando falamos em alimentação saudável, a primeira coisa que pensamos é o quanto isso nos custará. É comum termos a ideia de que, para comer bem, é preciso desembolsar muito dinheiro. Mas com algumas dicas simples, é possível mudar hábitos importantes na vida.

A dica dica de ouro da nutricionista da rede Green Station, Nathália Borgui, é preparar todos os alimentos uma vez por semana e congelá-los. Assim, você economiza tempo, dinheiro e, de quebra, treinará seus dotes culinários. “Dessa forma, deixamos nossa rotina mais prática, não gastamos tanto e, principalmente, evitamos a ‘escapadinhas’ de comprar por impulso”, comenta.

Confira 5 dicas para uma alimentação saudável e barata:

1 – Planeje todas as refeições

Ir ao supermercado com uma lista de compras te ajudará a não extrapolar os gastos e a não comprar itens extras. Observe como anda sua despensa: muitas vezes esquecemos no fundo do armário produtos comprados sem planejamento. Observe as datas de vencimento. Estando dentro dos prazos, utilize-os em sua próxima receita.

2 – Anote somente o necessário na lista de supermercado

Com a semana planejada e despensa revisada, chegou o momento de fazer as compras semanais. A Carol Sandler já deu várias dicas sobre economizar no supermercado e uma delas é não fazer a compra mensal. Isso porque, com os preços elevados, você acaba perdendo boas promoções.

“Anote todos os ingredientes que pretende utilizar na preparação dos pratos da semana. Compre também frutas, mix de castanhas e outros alimentos para comer nos intervalos”, ressalta Nathália. “Não pode faltar os folhosos, verduras e frutas, ovos, proteínas animais e azeite extravirgem”, complementa.

alimentacao-barata

3 – Opte por frutas e verduras da época

Você pode até gostar muito de determinada fruta ou verdura, mas, dependendo da estação do ano, ela poderá estar mais cara. Reserve um tempo para observar as opções disponíveis no supermercado e aproveite para experimentar novos sabores. Escolha alimentos sazonais, da época e nacionais. Por estarem em seu período, são mais nutritivos, saborosos e bonitos, além de mais baratos.

4 – Não compre produtos industrializados

Leitura complementar

Lista de Supermercado

Lista de Supermercado

Ver mais

Na correria do dia a dia, é mais fácil recorrer aos produtos industrializados e se deixar levar pela praticidade dos congelados. Porém, além de prejudicar a saúde por conta do açúcar e dos conservantes, geralmente eles pesam no orçamento final. Os preços em feiras de rua costumam variar muito de acordo com a cidade. Em algumas capitais, elas surgem como uma opção mais barata, enquanto em outras, o preço dispara. Sendo assim, antes de sair com o carrinho de compras, compare os preços encontrados nas feiras de rua e nos mercados e hortifrutis perto de você.

5 – Inove nas receitas e abuse dos sabores

Já considerou preparar um ingrediente diferente do que está acostumada? Busque por receitas saudáveis na internet e prepare-as junto à família. Além de desenvolver novas habilidades, essa é uma ótima maneira de implementar hábitos mais saudáveis na rotina e começar uma reeducação alimentar. É importante pensar não apenas na saúde financeira, mas também na do corpo.

Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Gabriella Bertoni

Gabriella Bertoni

Repórter, produz matérias para o Finanças Femininas. Apaixonada por livros e por contar histórias, é recém-chegada em São Paulo e ainda está completamente perdida, mas adorando a cidade.
Fale comigo! :) gabriella@financasfemininas.com.br

close