5 dicas para ter mais milhas no cartão de crédito

5 dicas para ter mais milhas no cartão de crédito

Na hora de fazer uma compra maior, quem acumula milhas no cartão nem pensa duas vezes na hora de escolher a forma de pagamento. O objetivo principal é aquela viagem que está doidinha para fazer de graça, usando cada milha conquistada!

No entanto, para conseguir comprar no cartão de crédito de maneira certa e fazer render milhas pode ser um desafio. Para conseguir milhas suficientes para fazer a viagem é preciso fazer diversas compras no crédito e ter paciência para resgatá-las.

Aprenda 5 dicas para fazer tudo certinho e conseguir viajar sem pesar no bolso.

1) Entenda: A melhor forma de usar o benefício é estudar direitinho o plano de milhagem do cartão de crédito e das operadoras de viagem. Pesquise todas as opções, veja quais são as regras dos planos de milhagem e escolha de acordo com seu estilo de vida.

O ponto básico de partida das operadoras é a fidelização entre elas e o cliente. Então para conseguir um número significativo de milhas você precisa comprar só na mesma companhia. Já pelo cartão de crédito, cada instituição tem regras para acúmulo e resgate. Por isso, precisa conhecer tudo! Fique atenda as regras do contrato. Veja se pode usar as milhas em finais de semana, feriados e confirme qual é a validade de cada plano.

Veja alguns planos de milhagens das principais companhias aéreas: Gol, TAM, Avianca e Azul

2) Pagamento: Compre tudo que conseguir no crédito se quiser acumular milhas pra valer. É possível pagar até as contas de água, luz e telefone no cartão de crédito. Para fazer tudo da maneira certa você precisa ser organizada e planejar o pagamento das contas direitinho.

É preciso de muita atenção para gastar. “Muitas contas podem ser pagas no cartão de crédito, já temos essa opção em muitos casos. O problema é que, para quem não faz um planejamento financeiro ou não é muito organizado, pagar as contas no cartão poderia gerar um certo descontrole”, explica a economista Flavia Possas.

Concentrar o pagamento delas em um único cartão é o segredo para acumular bastante milhas e não se perder entre os cartões. Combine os gastos no cartão com os programas de fidelização das empresas de viagem. É certo que vai conseguir mais pontos!

3) Expertise: A partir do momento que pegar o jeito, vai saber tudo de quais são os pagamentos que mais dão milhas. Mesmo assim é preciso controle para não perder a noção! “A maneira certa de acumular milhas seria gastar somente o que você já gastaria, acumulando as milhas como um bônus, e não gastar a mais só por conta das milhas”, diz Flavia.

Se quiser mais milhas, faça um acordo com os amigos. Por exemplo, na hora de pagar um jantar com os amigos, avise que está acumulando milhas e veja se podem dar a parte de cada um da conta em suas mãos e você paga no cartão de crédito. Mas faça isso com bom senso, né?  

Para não perder o prazo e as milhas, cheque com frequência o extrato de milhas. Como segurança, guarde todos os comprovantes de checagem. Dessa forma, você fiscaliza se estão sendo creditadas de maneira certa e fica esperta com os roubos de milhas.
4) Programe: Comprar no cartão de crédito só para conseguir milhar não pode se traduzir em dívidas. Fique atenta em cada gasto que fizer! “As milhas podem ser um problema se incentivarem a família a realizar gastos desnecessários, usando as milhas como desculpa”, alerta Flavia Possas.
Dá para economizar e fazer a viagem dos seus sonhos. Para conseguir tudo isso é preciso planejamento. Veja quantos pontos precisa para conseguir o destino que quer e marque com antecedência a viagem. Como muitas pessoas estão procurando o serviço, se deixar para última hora corre risco de não conseguir o período desejado.

5) Gaste: O segredo é não acumular de forma exagerada. Por mais que seja a rainha das milhas, uma hora vai ter que usar todas! Evite acumular muitas milhas, porque depois fica difícil gastar. Estipule uma viagem de meta e guarde milhas para isso.

Se tiver qualquer tipo de problema, procure primeiramente a companhia aérea. Se suas milhas sumiram, verifique se elas não expiraram. Se isso estiver tudo regularizado e mesmo assim suas milhas sumiram, vá a uma delegacia e registre um boletim de ocorrência.

Em casos de fraudes a empresa deve se responsabilizar pelos danos. Procure o Procon e entre com pedido de ressarcimento. O roubo ou a utilização por terceiros é um fato que vem ocorrendo com frequência. Para isso não acontecer, fique atenta.

Conte pra gente qual é o seu jeito de acumular milhas!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close