5 maneiras de aproveitar os saldões de janeiro

5 maneiras de aproveitar os saldões de janeiro

Todo mundo sabe que janeiro não é um mês fácil para ninguém. Com o excesso de contas e impostos a pagar, o comércio esfria e busca estimular os consumidores com saldões. É o período usado para liquidar os estoques de Natal e receber tudo novo. E é claro que este cenário de promoções pode ser vantajoso para os consumidores.

Diante desse cenário, é comum ficar empolgada. Janeiro pode ser o mês em que você finalmente poderá comprar aquela geladeira que achou muito cara durante todo o ano, por exemplo.

Você também vai gostar de:
No divórcio, quem fica com a guarda dos pets?
Como lidar com fatores psicológicos para evitar compras por impulso
Pesquisa garante economia de até 60% no supermercado

Mas, na hora da compra, é preciso controlar a empolgação e ter muita atenção com os gastos. As vitrines oferecendo porcentagens de desconto podem ser atrativas, mas nem sempre significam as melhores opções para o seu bolso. Para te ajudar a não acumular parcelamentos desnecessários, mas aproveitar o que janeiro tem a oferecer, listamos algumas ideias de como aproveitar os saldões neste mês.

1. Compre somente o que for essencial

Antes de ir às compras, avalie o que já tem em casa e que realmente precisa ser trocado. É importante que você gaste somente com o que de fato é necessário, e não para substituir aparelhos que ainda funcionam bem só porque há um modelo mais moderno, por exemplo.

Se algo estiver precisando de conserto, então compare os preços das promoções com o da assistência antes de fazer a decisão da troca.

2. Faça um planejamento e estipule um limite gastos

Mesmo com a sua decisão de compras tomada e a lista pronta, saiba driblar as ofertas dos vendedores e promoções atraentes para não comprar mais do que deve.

Junto com sua lista, estipule o preço de cada item que irá levar para sua casa e depois de baseie nos números para definir um valor limite que poderá gastar.

Vai ser difícil colocar os preços exatos, uma vez que o comércio estará cheio de ofertas, mas isso também pode ser convertido ao seu favor. Sabendo o preço de tabela, fica mais fácil comparar e identificar quais promoções valem a pena. Tenha em mente que o ideal é não passar do seu valor limite, mas se você conseguir gastar menos que isso, melhor ainda!

Continue a ler a matéria na próxima página!

3. Planeje-se para terminar sua reforma

Este período de promoções pode ser positivo também para quem teve que dar uma pausa nas obras, reforma ou manutenção da casa por causa dos preços altos. Hora de visitar lojas de materiais de construção com uma lista do que falta para concluir o trabalho e negociar.

4. Não tenha medo de negociar

Em 2016, o comércio precisará se apoiar ainda mais nas promoções. Além da necessidade de queimar o estoque, as lojas também precisam se recuperar de um Natal fraco de vendas e se preparar para mais um ano de recessão.

As negociações são sempre recomendáveis e em 2016, o  comércio estará mais disposto a ouvir as propostas dos clientes.

eletrodomesticos-saldoes-de-janeiro

5. Não tenha pressa

Além dos saldões, janeiro também é conhecido como um mês cheio de obrigações financeiras. Neste mês é preciso lidar ainda com pagamentos de impostos (IPVA e IPTU) e os gastos com escola (matricula, uniforme e material escolar).

Os saldões serão positivos para quem conseguiu juntar um dinheiro extra ou se organizou financeiramente para bancar novos parcelamentos. Se você está com o orçamento apertado para pagar as contas em janeiro, coloque-as como prioridade e se organize para comprar o que precisa com mais folga no orçamento, em outro período do ano.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Então clique aqui e assine a nossa newsletter!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close