5 passos para um planejamento estratégico de sucesso

5 passos para um planejamento estratégico de sucesso

Pequena, média ou de grande porte, toda empresa costuma ter um mês de dezembro parecido. Este é o momento de elaborar estratégias para manter a competitividade e a posição de mercado para o ano novo que se aproxima e, para isso, devem contar com as direções da CEO. Na teoria parece simples, mas na prática é natural esbarrar em alguns desafios. Nestes momentos, um planejamento estratégico bem elaborado fará toda a diferença.

“O planejamento estratégico é um poderoso aliado das empresas visionárias em seu caminho rumo ao sucesso”, defende a professora da IBE-FGV e especialista em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching Executivo, Ida Fernandes. Segundo ela, a partir disso será possível organizar ideias, analisar a realidade e oportunidades oferecidas pelo mercado, reconhecer desafios e, principalmente, determinar metas.

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Da primeira reunião de planejamento à necessidade constante de analisar resultados, Ida ajudou o Finanças Femininas a criar um guia para um planejamento estratégico de sucesso. Confira.

Defina o perfil do seu empreendimento

Segundo a especialista, é preciso analisar e entender o que é o seu próprio negócio para então estabelecer objetivos. Invista em um levantamento dos indicadores corporativos, mesmo para empresas pequenas ou que ainda estão começando. “É preciso pensar na missão, visão e valores do seu negócio. Se não tem ainda, é hora de definir”, explica Ida.

A partir dessas definições, será possível determinar os primeiros objetivos da empresa e os resultados a serem conquistados para alcançá-los. Para isso, Ida propõe uma reflexão: “Você quer ser a maior do seu ramo no Estado? É possível se alavancar até este posto de uma vez, ou será preciso ser a maior da sua cidade primeiro? Tudo deve ser pensado”.

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Crie uma estratégia

Sabendo onde quer chegar e por onde precisa passar neste caminho, será preciso então definir estratégias em todas as áreas que movimentam do negócio. “Relacionamento com cliente, política de preço, escolha e utilização de recursos, mão de obra, qualificação… Tudo isso precisa estar definido no escopo geral da empresa”, diz Ida.

Não se esqueça, é claro, de planejar tudo isso dentro do orçamento de investimento para a empresa, priorizando as maiores necessidades para evoluir.

Acompanhe o trabalho com a equipe

Com base nas estratégias criadas, o grupo poderá saber quanto precisa vender ou produzir e em quanto tempo para alcançar cada meta.

E por “grupo”, Ida se refere a todos os setores unidos, incluindo a administração. É preciso que o chefe esteja presente, participando e incentivando a equipe, além de manter todos atualizados sobre o desempenho dos negócios periodicamente. “Este é o momento de criar indicadores de acompanhamento. Escolha a melhor periodicidade para a empresa, semanal, quinzenal ou mensal, para estudar os resultados e moldar novas estratégias dependendo deles”, aconselha a especialista.

Ida reforça ainda a necessidade da participação de todos os setores. “Se os indicadores apontarem um problema de falta de qualificação ou mão de obra, o RH precisará estar presente para propor estratégias nesse quesito, por exemplo. A presença de um representante de cada setor é fundamental, pois assim todos conversam, se ajudam e o negócio funciona”, argumenta.

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Valorize os funcionários

Para Ida, a relação do CEO da empresa com o funcionário deve ser considerado um ponto estratégico para o sucesso. Ações de energização, capacitação, engajamento e principalmente reconhecimento da equipe devem fazer parte do planejamento diário.

“Um funcionário descontente é o que mais contribui contra o sucesso da empresa. Logo ele começa a achar o trabalho massante e a produtividade cai quando ele está ali só para cumprir horário e receber salário“, explica a especialista.

Mais uma vez, a sua proximidade com a equipe será fundamental. “É preciso comemorar cada ciclo concluído, por mais desafiador que tenha sido. Para um resultado totalmente negativo, permanece o agradecimento à equipe pelo esforço e as lições tomadas para a próxima etapa”.

Mude ações estratégicas que não funcionam

“É preciso entender que o planejamento estratégico não é algo fixo. A estratégia pode não mudar por um determinado período, mas as ações estratégicas sim”, explica Ida.

Como empreendedora, é preciso perder o medo de mudar antigos métodos para alcançar seus objetivos e, assim como já foi destacado antes, é importante tomar as decisões em equipe, ouvindo todos os setores.

Imagine uma situação em que o plano principal da empresa é atrair clientes por meio das redes sociais, porém, isto não está acontecendo. O problema pode não estar na ação escolhida, aquela que foi colocada no planejamento estratégico, mas sim em como ela está sendo executada. Aí entram possíveis mudanças no setor financeiro, com a possibilidade de um engajamento pago, ou da equipe de comunicação, que poderá mudar o texto utilizado para se dirigir ao seu público.

Toda a mudança necessária deverá ser feita dentro do planejamento, jamais se afastando da meta a curto prazo, mas sim pensando em se aproximar dela de forma mais efetiva.

Fotos: Shutterstock

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