6 dicas simples para ter uma alimentação saudável e barata mesmo sem ter tempo

6 dicas simples para ter uma alimentação saudável e barata mesmo sem ter tempo

Um dos mais recorrentes relatos no consultório ou na roda de amigos é a falta de tempo para investir na saúde e na alimentação saudável, porém sabemos que essas atitudes são fundamentais quando pensamos em prevenção de doenças e qualidade de vida no curto, médio e longo prazo.

Mas como administrar uma vida corrida, trabalho, família, amigos, programas sociais e fins de semana atarefados? Essas dicas vão te ajudar e gastar menos de uma forma mais eficiente.

1) Faça uma lista de compras

Organizar o que vai comprar é fundamental para não voltar para casa com quantidade além do necessário e itens que não estavam programados. Lembrando sempre que nunca devemos ir às compras com fome, pois a chance de comprar alimentos não planejados aumenta consideravelmente e extrapolamos no orçamento.

2) Compre a granel

Tenha atenção se o estabelecimento disponibiliza laudo de certificação dos alimentos, se as pás utilizadas são individuais, para garantir que alimentos sem glúten não tenham contaminação. Peça para experimentar para garantir que o produto não esteja murcho, rançoso ou velho. A qualidade deve estar em primeiro lugar para garantir o bom aproveitamento do alimento.

Geralmente os produtos a granel, como castanhas, sementes, farelos, chás, grãos, cereais e suplementos são muito mais baratos do que os embalados de marcas conhecidas e ainda dão a liberdade de comprar na quantidade exata para o período desejado.

3) Aproveite as promoções

Hoje não é difícil encontrar cupons ou vales de desconto em sites, revistas, aplicativos ou até como benefício do cartão de crédito. Crie uma pasta com todos esses descontos e organize quais serão usados antes ou depois, dependendo das necessidades.

alimentacao-saudavel-barata

4) Programe sua marmita e deixe para comer fora em ocasiões especiais

Para quem ganha vale-alimentação ou refeição no trabalho, vale muito a pena usar esse cartão no supermercado, realizar refeições em casa ou levar sua própria marmita para o trabalho com alimentos saudáveis e frescos. Tire um dia para preparar as marmitas da semana toda. Faça uma fornada de legumes e verduras variados assados, uma panela maior de arroz com vários outros grãos, saladas de pote, proteínas grelhadas ou refogadas, separe em potinhos e congele om etiquetas descrevendo o que contém em cada recipiente.

As refeições fora de casa além de serem mais caras, geralmente contém ingredientes menos saudáveis, mais refinados, frituras e o risco de cair em tentação, é muito maior. Deixe as refeições fora de casa para datas especiais, comemorativas e não custa nada pesquisar o preço do menu antes, certo?

Leitura complementar

Lista de Supermercado

Lista de Supermercado

Ver mais

5) Compare as quantidades

Pão, queijo, tomate, e tantos outros alimentos comparamos de forma equivalente? Na maior parte do tempo, não. Pão integral é mais caro do que francês? Se considerarmos o pão integral, encontramos promoções no valor de R$ 4,50 a unidade com 500 gramas, mas quando compramos pão francês dificilmente pedimos meio quilo, muitas vezes compramos poucas unidades por dia ou a cada dois dias. O mesmo acontece com o queijo muçarela, que quando fatiado compramos quantidade inferior a uma peça de queijo branco, novamente dando a sensação de que o queijo branco mais saudável é o mais caro. Essa dica é infalível e fundamental para comer melhor e economizar.

Algumas outras comparações de alimentos menos e mais saudáveis utilizando os mesmos valores de peso:

alimentacao-saudavel-barata-precos

Fonte de comparação: Site Pão de Açúcar

6) Planeje-se

Monte o cardápio da semana, com as refeições fracionadas e após o preparo, congele-as. A economia se reflete desde o gás ou eletricidade gasto para cozinhar, até a água e detergente utilizados para lavar utensílios utilizados no preparo.

Liv Gitahy é graduada em hotelaria com gastronomia e em nutrição. Especializada em técnicas de Mindfulness para gerenciamento de estresse e ansiedade voltado à Nutrição. Influenciadora de mídia desde 2011, com mais de 1 milhão de seguidores em suas mídias sociais. Para dúvidas, contato comercial, atendimento nutricional e coaching em Mindfulness: liv.gitahy@gmail.com

Instagram: @livgitahy

Facebook: treinonutricaoebeleza

Youtube: bewellnesstv

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Liv Gitahy

Liv Gitahy

Comer Consciente

close