6 formas de economizar morando sozinha

6 formas de economizar morando sozinha

Morar sozinha é sinal de independência e tem muitas vantagens, mas para quem acabou de entrar nessa jornada é preciso apertar o cinto e preparar-se para encarar muitas despesas. Quem está começando a lidar com essa realidade precisa ter em mente que é preciso mudar algumas coisas na rotina e no comportamento. Na casa dos nossos pais raramente nos preocupamos com o preço das coisas na hora de fazer o supermercado, se a luz da sala ficou acesa sem ninguém por lá, enfim, gastos básicos do cotidiano, mas que nessa etapa da vida nem sempre saem do nosso bolso. 

Viver em um espaço só seu é excelente para experimentar a liberdade, além de ser uma das melhores oportunidades para buscar amadurecimento. Então, se você ainda está insegura financeiramente para lidar com essa nova realidade, seguem algumas dicas para te ajudar a economizar no dia a dia.

Reserva financeira

Antes de mudar-se para sua nova casa, é importante que você faça uma reserva financeira. Seus gastos vão aumentar consideravelmente, então é preciso que você mantenha uma grana guardada para o caso de uma emergência (um problema com infiltração, um reparo na instalação elétrica, um eletrodoméstico que estragar, etc).

Esqueça o cartão de crédito para aquelas comprinhas compulsivas e use-o somente em situações de necessidade. Enquanto você estiver ajustando-se ao seu novo padrão de vida, o ideal é manter-se longe das dívidas.

Organize seu orçamento

O dinheiro do mês entrou, você pagou o aluguel, a conta do celular, a fatura do cartão de crédito, as contas da casa, comprou umas coisas que estavam faltando na sala…e não faz a menor ideia de como está o seu saldo no banco e o quanto ainda pode gastar até o fim do mês. Essa vida desorganizada acabou! É hora de assumir o controle e saber ao certo quanto entra e quanto sai todo mês.

Ter essas informações com facilidade em mãos a qualquer momento é ainda mais importante para quem não tem um valor fixo de renda mensalmente. Afinal, é preciso programar-se para os altos e baixos da sua conta bancária. Quer ajuda para manter esse detalhamento em dia? Comece a usar a nossa planilha amiga do orçamento, é super prático e vai facilitar a sua vida.

Livre-se do que não está precisando

Na hora de organizar sua mudança, faça uma seleção daquilo que você não usa ou não precisa mais. Veja o que está em bom estado e venda, pode ser em sites de compra/venda online ou em um bazar. Nada melhor que transformar em dinheiro aquilo que só está servindo para acumular poeira na sua estante, não é mesmo?

economize morando sozinha

Pesquise itens usados

Está precisando de completar os móveis da casa nova? Que tal dar uma olhada em itens usados? É bem fácil encontrar coisas com preços justos em sites de compra/venda online, além disso muita gente costuma anunciar em redes sociais, principalmente em grupos que anunciam vagas em repúblicas.

Faça você mesma

Nem pense em gastar seu dinheiro para fazer coisas que pode resolver sozinha. Pode até ser que o resultado não saia primoroso como você gostaria, mas a prioridade agora é economizar sua grana. Se a casa estiver precisando de uma pintura, tire um fim de semana para fazer isso, chame alguém para te ajudar e aproveite o momento para divertir-se. Cuide da faxina da sua casa, pagar uma diarista regularmente vai acabar pesando no seu bolso neste momento de escassez de dinheiro.

Explore a internet para descobrir o máximo que puder sobre pequenos reparos e cuidados com a casa, assim você pode fazer certas coisas e evitar gastar dinheiro pagando alguém para resolver o seu problema. É claro que esse conselho não é válido para os assuntos que você não tiver o menor domínio de conhecimento. Tente fazer aquilo que estiver ao seu alcance.

Cuide de seus hábitos

Como dissemos anteriormente, na casa de nossos pais costumamos a ser meio displicentes quanto a certos hábitos. Uma torneira mal fechada, uma luz esquecida acesa, aquele eletrodoméstico desnecessariamente ligado na tomada o tempo todo, banhos muito demorados, enfim…a lista é longa! É tempo de você policiar seus hábitos, afinal, todos esses excessos e esquecimentos vão pesar no seu bolso ao fim do mês. Seja mais cautelosa e observe seu cotidiano com mais cuidado para cortar os desperdícios.

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close