6 lugares inusitados para fazer networking

6 lugares inusitados para fazer networking

Quando você ouve a expressão “fazer networking”, provavelmente uma série de situações vêm à sua cabeça. É possível que você se imagine entregando cartões de visita em um workshop ou, quem sabe, interagindo com colegas de profissão no LinkedIn. O que você não imaginava é que é possível aumentar sua rede de conexões profissional em outros lugares, digamos, menos usuais. Quem diria que até no almoço de família é possível fazer isso.

Na verdade, se desconsiderarmos toda a pompa do termo, fazer networking nada mais é do que conversar. Pensando nisso, o site The Everygirl listou algumas situações que você jamais imaginou que poderiam aumentar seu networking.

1. Twitter

Sabemos que, quando se fala em redes sociais para fins profissionais, a primeira coisa que vêm à cabeça é o LinkedIn. Porém, você pode ir além dela e usar o microblog para estes fins. Já imaginou marcar o @ de algum profissional que você admira e começar um papo com um simples tweet? Ou, quem sabe, re-tuitar algo que uma empresa que você sonha em trabalhar postou? Você também pode usar o Twitter para expor seu trabalho, especialmente se você tiver um portfólio a ser mostrado.

Apenas tome cuidado para o tiro não sair pela culatra, afinal, o Twitter também é a rede social queridinha das reclamonas para expor suas indignações com a vida. Já pensou se sua empresa dos sonhos lhe vê reclamando de seu atual emprego?

2. Seu grupo de amigos

Quando você se reúne com eles, talvez o último assunto que queira tocar é vida profissional – afinal, este é um momento para relaxar, não para relembrar possíveis problemas. Mas o que há de errado em dividir seus sonhos, ambições e rotina com eles? O trabalho ocupa boa parte da vida de uma pessoa e, se você quiser compartilhar com essas pessoas o que realmente acontece no seu dia a dia, tocar no assunto faz parte.

Ao trocar figurinhas, vocês saberão com mais detalhes as metas de carreira de cada um. Assim, quando alguém souber de uma oportunidade que pode lhe interessar, poderá lhe contatar imediatamente. Sem falar nos conselhos profissionais riquíssimos que podem vir de suas amigas (talvez melhores do que os amorosos…).

fazer-networking-lugares-inusitados

3. Reuniões de família

Funciona de maneira similar ao networking com amigos. Sabemos que, dependendo de sua profissão, pode ser um pouco frustrante – como explicar o que é marketing para sua avó? – e que podem surgir algumas sugestões absurdas. Porém, as conversas sobre o tema na mesa de almoço podem render insights interessantes para sua carreira. Além da possibilidade de seus parentes lhe informarem sobre vagas que não estavam em seu radar, você ainda contará com o apoio de pessoas que, provavelmente, fariam o possível para lhe ajudar a encontrar novas oportunidades e evoluir como profissional.

4. Seu trabalho atual

Essa ideia é válida para quem deseja conhecer novos profissionais, e não para conquistar um novo emprego – afinal, explicitar essa intenção pode detonar sua reputação na empresa. A regra é simples: em vez de sempre conversar com os colegas mais próximos, que tal sair um pouco de sua zona de conforto e dialogar com mais pessoas? Aproveite um encontro ocasional na máquina de café para puxar assunto com alguém de outro departamento. Além de ampliar seu networking, você ainda entenderá melhor como a companhia funciona, o que também lhe ajudará a ser uma funcionária mais eficiente.

5. Eventos sociais

De projetos voluntários a casamentos, quase todos os lugares onde pessoas se juntam podem ser uma grande oportunidade para você fazer novas conexões profissionais. Obviamente, vale a regra do bom senso: não tire o foco do evento principal em prol de seu networking. Ou seja, não há nada de errado em aproveitar uma conversa amigável para se introduzir como profissional, mas nada de entregar seu cartão de visita para todos os convidados do casamento de sua amiga, ok?

6. Esperando na fila

Sim, você leu certo. Até aquele momento de impaciência para pagar uma conta no banco ou de ser chamada pelo dentista pode ser uma oportunidade de fazer networking. Deixe o smartphone de lado e puxe uma conversa amigável com quem estiver por perto. Calma, você não entrará em uma reflexão profunda sobre seus objetivos profissionais na fila do pão. No entanto, essa é, sim, uma oportunidade de conhecer alguém – e você nunca sabe para onde essas conexões esporádicas lhe levarão.

Lembre-se: “fazer networking” parece algo complexo, mas é apenas uma conversa – que pode acontecer em qualquer lugar. Então, explore novas maneiras de se conectar profissionalmente e surpreenda-se!

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Ana Paula de Araujo

Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

close