7 atitudes para tomar aos 20 anos para construir uma carreira de sucesso

7 atitudes para tomar aos 20 anos para construir uma carreira de sucesso

Qual mulher nunca sonhou com uma carreira de sucesso aos 20 e poucos anos de idade? Nessa época, mesmo já tendo algum tempo de experiência, ainda pode-se considerar relativamente jovem no mercado de trabalho. E tudo bem: isso significa que você tem muito tempo para se descobrir e se tornar a profissional que tanto sonha. No entanto, sabemos que você não quer esperar que essa carreira caia do céu assim que você completar 30 anos. Por isso, inspiradas pelo site The Everygirl, elaboramos uma lista de atitudes que você pode tomar por volta dos 20 anos para construir uma carreira de sucesso.

1. Estabeleça metas, mas seja flexível

Ter para si exatamente o que você deseja para sua vida profissional é ótimo para manter o foco – algo muito importante quando você está em início de carreira. Pergunte-se: onde você quer chegar? Você deseja ser uma executiva de uma grande empresa? Ou quer apenas ganhar experiência para então abrir seu próprio negócio?

Guie-se por este grande objetivo e caminhe em sua direção em pequenos passos. Porém, lembre-se que a vida costuma trazer eventos inesperados, o que significa que você pode precisar mudar de planos de tempos em tempos. Ou seja, estabeleça suas metas, mas saiba que você precisará de flexibilidade para seguir seu caminho.

2. Identifique sua paixão

Talvez você tenha começado a trabalhar e constatado que aquilo não é bem o que você queria. Ou, quem sabe, até curta o que faz, mas percebeu que existe uma profissão que lhe deixará ainda mais feliz.

Boa notícia: os 20 são a idade perfeita para explorar as possibilidades que sua carreira oferece. Pode parecer meio contraproducente – ou até suscitar um sentimento de culpa – procurar novos rumos depois de ter investido tanto tempo, suor e dinheiro para ter uma profissão. No entanto, quanto mais você posterga, mais tempo e energia você já terá gastado em algo que não é sua real paixão.

Então, se você está querendo tentar algo novo, não tenha medo de se informar sobre a profissão que você deseja, conversar com pessoas da área e fazer cursos a respeito. Se joga!

3. Aumente sua rede de contatos profissionais

Não importa qual é sua área profissional: ter bons contatos será fundamental para chegar aonde você deseja. Então, comece a fazer networking o quanto antes. Vale ir a eventos, conferências e fazer novas conexões via LinkedIn. Aqui, você conhece alguns lugares inusitados para fazer networking.

carreira-de-sucesso-20-anos

4. Invista em sua marca pessoal

O chamado personal branding ou marketing pessoal nada mais é do que você fazer a propaganda de si mesma e de sua carreira como uma marca. O que você deseja que venha à cabeça das pessoas quando elas pensarem em você como profissional? Reflita a respeito e, então, trabalhe para construir sua marca e reputação.

Para tanto, seja mais ativa nas redes sociais de maneira profissional, junte-se a associações, escreva para blogs conhecidos em sua área (ou faça você mesma o seu) e voluntarie-se. Se você realmente quiser investir, vale fazer seu site com direito a domínio próprio (www.seunome.com.br) – mesmo se você não deseja construí-lo agora, pode ser uma boa já garantir que o domínio não seja tomado por outro profissional.

5. Busque conhecimento

Essa é a hora de aprender tudo o que você pode sobre a profissão que já exerce ou deseja exercer. Aos 20, somos esponjas capazes de absorver o máximo de informações que o mundo dispõe. Leia, pesquise e escute com atenção todos os feedbacks e críticas construtivas – elas serão o combustível para que você melhore cada dia mais. Também é indicado encontrar um mentor que você confie e que possa tirar suas dúvidas.

6. Registre seu desempenho com precisão

Se você sentar para atualizar seu currículo daqui a dois anos, quais são as chances de você lembrar das estatísticas exatas de um trabalho que você desenvolveu – por exemplo, como você fez as vendas de sua empresa crescerem ? Provavelmente, baixíssimas.

Mantendo um registro adequado de suas conquistas em seus trabalhos, será mais fácil exibi-las em seu currículo e perfil do LinkedIn. Isso também ajudará a fortalecer sua marca pessoal. Sim, pode parecer um pouco chato na hora, mas estabeleça alguma maneira de registrar essas informações, mesmo que seja um mero arquivo no Google Docs. Seu “eu” futuro agradecerá!

7. Arrisque-se!

Assumir riscos pode ser assustador em qualquer momento de sua carreira. Agora, provavelmente, você pode ter medo de fazer isso justamente por estar se estabelecendo profissionalmente – e pode estar convencida de que qualquer passo em falso arruinará tudo o que você conquistou até então.

Mas arriscar-se é fundamental para aprender e crescer. Quer fase melhor para fazer isso do que quando você ainda tem uma carreira inteira pela frente? Não se contente com o que você já tem e continue saindo de sua zona de conforto, mesmo que em pequenos passos, e assista de camarote a grande profissional que você está se tornando.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Ana Paula de Araujo

Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

close