7 dicas para escrever sua carta de apresentação

7 dicas para escrever sua carta de apresentação

Na busca por um emprego, você se empenha para mostrar o que tem de melhor. Aproveita o tempo desempregada para aprimorar seu currículo, atualiza o portfólio com as novas conquistas, usa as redes sociais para fazer contatos e recorre a sites e grupos na internet para encontrar a vaga dos sonhos. Durante aquele processo, surge aquela solicitação que pode te deixar travada: a carta de apresentação.

É muito mais fácil listar suas experiências em um currículo do que falar bem de si mesma nesta fase da aplicação. Mas não dá para pular esta etapa, afinal, a carta de apresentação é importante para tornar o seu currículo interessante para o examinador. Por isso, é importante ser objetiva e honesta. Aumentar suas habilidades na carta de apresentação pode ser um tiro no pé. Uma vez que a mentira é descoberta, seu nome fica comprometido.

Você também pode gostar:
Como um mentor pode ajudar a sua carreira
3 equívocos que podem atrapalhar sua carreira
Decisões difíceis fazem bem para sua carreira 

A responsabilidade é grande, mas não precisa entrar em desespero! Listamos algumas dicas para você valorizar  seu perfil profissional sem medo de parecer convencida.

1. Tenha em mente que não é tão difícil quanto parece

Foi você quem montou seu currículo para deixá-lo impecável. Você também passou horas organizando o seu portfólio e, além de tudo isso, foi você quem viveu as experiências profissionais ali relatadas. Todo o conteúdo relevante que precisa ir para esta carta de apresentação está na sua cabeça, basta organizar as informações para resumir tudo de forma sucinta.

Vale lembrar que  a ideia não é copiar o seu currículo e nem reproduzir frases do jeito que foram postas no documento! Pense na carta de apresentação como um texto sobre sua experiência profissional e não um relatório.

Continue a ler a matéria na próxima página!

2. Cheque informações antes de enviar

Tudo  que você disser na sua carta de apresentação deverá bater com o que você colocou no currículo. Vale a pena dar uma conferida antes de escrever o documento, pois é normal confundir, por exemplo, o tempo de experiência em uma determinada empresa ou projeto.

3. Envie para as pessoas certas

Geralmente a carta de apresentação é pedida junto ao e-mail com o currículo ou na aplicação on-line para a vaga.

Se você souber o nome do examinador, gerente ou outro profissional responsável, pode tornar esta relação mais direta e profissional já no momento do envio. Aderece a carta de apresentação para esta pessoa, sem deixar de manter uma linguagem profissional e respeitosa.

carta_de_apresentacao

4. Não se esqueça das informações de contato

Ao assinar sua carta de apresentação, não esqueça de adicionar informações de contato. Aproveite e coloque também o seu e-mail e telefone também no  currículo. Você não vai querer perder uma vaga por causa de um detalhe como este, não é?

Caso ainda não tenha, vale ainda a criação de um e-mail profissional. Crie um email simples e formal, contendo somente seu nome e, no máximo, uma referência à sua profissão.

Continue a ler a matéria na próxima página!

5. Conte suas melhores experiências

A sua carta de apresentação deve resumir o que foi listado no seu currículo. Porém, isso não significa que você não possa detalhar alguma atividade exercida.

Aproveite para expandir informações sobre algum trabalho ou projeto que desenvolveu. A ideia é justamente exaltar as habilidades relatadas no currículo.

6. Mantenha-se profissional

Na hora de fazer a sua descrição, tenha o cuidado de manter o tom profissional. Fale sobre as características que possui (como organização, liderança, bom relacionamento em equipe etc), mas fique atenta para não deixar a descrição muito pessoal.

7. Tenha mais de uma carta de apresentação pronta

Se achar necessário, crie uma carta de apresentação para cada tipo de trabalho que você tem interesse. Por exemplo, se a vaga for para a área administrativa de uma empresa, fale sobre experiências que possam somar neste segmento. Já para uma vaga que exige alguma habilidade específica, como o domínio de idiomas, exalte esta habilidade.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine o nosso conteúdo!

Fotos: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close