7 dicas para não deixar a TPM prejudicar seu emprego

7 dicas para não deixar a TPM prejudicar seu emprego

Um certo dia você acorda tão emotiva que até o comercial do banco te deixa com os olhos cheios de lágrimas. Em outra ocasião, sente uma estranha vontade de responder com uma ofensa aquele colega de trabalho que já começa o dia com uma piadinha sem graça no escritório. É, amiga, pode conferir o calendário: a TPM chegou.

O período pode ser temido por nós mesmas – tamanhas as transformações que acontecem em nosso comportamento – o que dizer das pessoas que estão por perto? Se o dia já começa mal em função da TPM, ainda pior se seu humor alterado lhe trouxer de presente algum contratempo ou desavença no trabalho. Para evitar mais problemas do que você já tem neste período, seguem algumas dicas que podem te ajudar nesses dias infernais!

Você também pode gostar:
Saiba o que anda atrapalhando seu sono e sua produtividade
Os 10 erros mais comuns cometidos no primeiro emprego
Você consegue trabalhar concentrada?

Coma o que deixa feliz

Um chocolate ao lado do computador ou um saquinho daquelas suas balas favoritas podem ajudar a acalmar seus ânimos em um dia agitado. Se é tempo de TPM, vale deixar uma embalagem extra na bolsa para comer na hora do seu intervalo. Não sinta peso na consciência se não quiser dividir com ninguém! Afinal, a TPM é sua e você merece se agradar. Um universitário de Oklahoma, nos Estados Unidos, teve a ideia genial de desenvolver uma linha de embalagens de sorvetes voltadas para mulheres que sofrem de tensão pré-menstrual. Estamos torcendo desde já pelo sucesso dele!

chocolate_tpm

Fuja das polêmicas nas redes sociais

Há dias em que é a conta de abrir o perfil no facebook ou twitter para deparar-se com uma enxurrada de polêmicas e assuntos sobre os quais você tem vontade de opinar. A questão é que essa quantidade de informação que absorvemos também mexe com o nosso humor. Muitos dos temas nos provocam indignação e a possibilidade de você ficar ainda mais irritadiça é grande. Ser uma pessoa engajada e com posicionamentos relevantes a fazer é sempre importante, mas procure poupar-se nos dias de TPM. Há grandes chances de você envolver-se em uma discussão sem fim com o autor de algum textão e isso acabar com a sua produtividade no trabalho durante o dia.

textao-facebook

Respire fundo antes da reunião

As horas passam arrastadas e você só quer ir logo para casa, tomar um chá, um banho quente e dormir. Mas o dia será longo e ainda tem aquela reunião importante depois do almoço. Tire um tempinho para si antes de entrar para a sala e respire fundo, calmamente. Controle a respiração e faça todo o esforço possível para manter a calma. Divergência de opiniões, atritos com colegas ou assuntos que demoram a ser solucionados são alguns pontos que podem contribuir para afetar ainda mais o seu humor.

cansaco-reuniao

Deixe a conversa com a/o chefe para outro dia

Já tem tempos que você vem ensaiando aquela conversa para pedir um aumento ou negociar mais flexibilidade em sua jornada de trabalho? Pois bem, deixe o assunto para outro dia! Deixe para tratar questões importantes como estas em um dia que você estiver com excelente humor e aberta para conversar, tendo em vista que não há como prever qual será a resposta do seu/sua chefe.

reuniao-chefe

Evite filmes de drama no domingo à noite

Não há drama maior do que começar uma segunda-feira com aquela TPM pesada! Acredite, você não vai querer ter mais motivos para chorar. Sendo assim, reserve suas energias para todas as tarefas e desafios que lhe aguardam ao longo da semana. Se for curtir seu fim de domingo vendo um filme ou seriado, dê preferência às histórias de comédia, aventura ou mesmo aquele romance água com açúcar.

filme-domingo

Evite embates com colegas

Ter um ambiente de trabalho agradável é fundamental para nosso bem-estar, mas também precisamos aprender a lidar com colegas com os quais não combinamos. Por vezes, algumas discussões sobre trabalho podem deixar ranhuras e te levar a adotar uma postura mais defensiva em relação a uma ou outra pessoa. Em dias de TPM, em que costumamos ficar à flor da pele, faça o possível para evitar discussões ou impasses com essas pessoas. Trate somente sobre o que for necessário e preserve-se de discussões. Uma palavra errada dita em um momento inoportuno pode manchar sua imagem por muito tempo.

briga-colega

O fone de ouvido pode ser seu aliado

A voz do colega ao telefone na mesa ao lado está mais irritante que o normal, o barulho do blábláblá no cantinho do café está tirando a sua concentração, fora o mau humor do seu chefe que está aos berros com alguém na sala ao lado. Tudo isso parece contaminar ainda mais sua energia nesses dias difíceis. Para manter a calma nesta hora, nada melhor que sacar seu fone de ouvido e terminar seu relatório ouvindo uma música bem relaxante.

fone-ouvido

 

Crédito das fotos: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close