7 dicas para não sofrer com dinheiro no fim do ano

7 dicas para não sofrer com dinheiro no fim do ano

*Carolina Ruhman Sandler

Fim de ano é uma fase recheada de boas intenções: todo mundo quer usar o 13º para quitar suas dívidas, faz listas com promessas e resoluções e jura que vai entrar na linha da dieta – assim que passarem as festas. No entanto, entra e sai ano e estamos sempre na mesma situação: com menos dinheiro e mais quilos do que gostaríamos.

Para ajudar a lidar melhor com todas as compras e comilanças de fim de ano, preparei algumas dicas:

1) Autocontrole só existe no presente

Se o inferno está cheio de gente bem intencionada, tenho certeza que a maioria delas foi parar lá deixando para amanhã o que poderia fazer hoje. Não existe autocontrole se você não vai coloca-lo em prática agora. Se você quer ser disciplinada, comece agora: tire um tempo para organizar as suas contas, reveja seus investimentos, monte um plano para sair da dívida. O mesmo vale para a academia: comece agora, não deixe para segunda – se não, você vai sempre achar um motivo para deixar aquilo para depois.

2) Faça listas de presentes

Para ajudar com a sua produtividade e controlar os gastos, nada como uma boa lista. Se você ainda não comprou os presentes de Natal, liste todo mundo que você precisa presentear e estabeleça um valor máximo que você pode gastar. Desta forma, quando você achar um presente que seja a cara da sua mãe, mas custe mais do que você pode gastar, você consegue dizer não mais fácil.

3) Seja criativa

Você não precisa gastar rios de dinheiro para organizar uma ceia maravilhosa. Com criatividade, você consegue decorar a mesa gastando muito, colocando velas em copos de requeijão decorados com fitas. Na hora de pensar no cardápio, você não precisa comprar a carne mais cara de todas – vale pesquisar os preços e buscar receitas diferentes, para garantir que você não estoure o orçamento.

4) Monte um plano para quitar suas dívidas

Com a grana extra do 13º, muita gente se sente tentada a fazer umas comprinhas e dar presentes mais especiais de Natal. Só que o que a maioria se esquece é que este dinheiro sempre tende a acabar muito mais rápido do que pensamos. Por isso, monte um plano: veja exatamente quais são todas as suas dívidas, confira as taxas de juros cobradas e comece pagando as mais caras sempre (cartão de crédito e cheque especial). Se não der para quitar tudo agora, avalie se não é o caso de pegar um empréstimo pessoal a juros menores e pagar as dívidas existentes – assim, ao menos elas não crescem tão rápido.

despesas-fim-de-ano

Continue a ler a matéria na próxima página!

5) Cuide das “sobras”

Se você não estiver endividada e conseguir se organizar bem, pode juntar uma bela grana nesta época do ano. Mas, para isso, o primeiro passo é não esperar o dinheiro sobrar para colocá-lo em algum investimento – se não, você trata aquele dinheiro exatamente como uma sobra, gastando sem pensar muito. Faça suas contas, veja quanto dinheiro você pode guardar este mês e comece a guardar agora mesmo!

6) Tenha seus objetivos bem claros

Ninguém poupa porque gosta de poupar, assim como ninguém faz dieta porque gosta de passar fome. Você faz dieta porque precisa estar linda no #projetoverão ou para o casamento da amiga. Com o seu dinheiro, é a mesma coisa: você não deixa de comprar agora algo que você quer por um futuro que você nem sabe direito qual é. Mas se você sabe que está poupando para fazer uma viagem, comprar um apartamento ou o que quer que seja, fica muito mais fácil de abrir mão de um prazer no presente por uma felicidade maior no futuro.

7) Conheça as suas opções

Quando você começa a poupar, não dá para deixar o dinheiro parado na sua conta corrente ou na caderneta de poupança, pois dessa forma você acaba perdendo dinheiro. Sim, você perde dinheiro para a inflação, que está perto de 10% ao ano! Por isso, é hora de estudar um pouco os tipos de investimentos disponíveis para você aplicar o seu dinheiro – assim você tem os juros trabalhando a seu favor, e não jogando contra! Desta forma, fica mais fácil de realizar os seus sonhos.

Gostou? Então cadastre-se aqui para meu próximo Webinar, que acontece nesta quarta-feira (16), às 20h.  Não deixe de conferir também os nossos cursos online e de acompanhar a nossa newsletter.

*Carolina Ruhman Sandler é a fundadora do site Finanças Femininas e coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva). Jornalista, tem 31 anos, é casada e mãe da Beatriz.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close